E-mail pra dona Bibi

Ei, fofura, muito bom dia! Hoje é teu dia, em nome de quem homenageio todas as mães.  Espero que estas poucas e mal traçadas   venham a encontra-la na santa paz do Nosso Senhor por aí.

Ah, Bibi.. Já imaginou se estivesse por aqui? Iria aprontar contigo. Iríamos almoçar juntos. Um sambinha não ia faltar. Ia te apertar, de beijar, de amassar com toda paixão. Tu não sabes a falta que me faz. Ah, quanta saudade…

Sorte é que tenho uma grande mulher, a Elineusa, que é mãe da Lívia, minha conselheira, minha grande companheira, como se fosse uma mãe. Isso sem falar na sogra, dona Elineide. As duas  querem me tratar às vezes como criança mama mia, por conta de um goró. Mas entendo que querem é resguardar esse teu pimpolho. Graça a Deus tenho esses dois  anjos da guarda. Duas grandes mães. Duas leoas.

Mas vamos lá, minha linda.

A bruxa  andou à solta pela Ilha esta semana, minha gata. Mataram um  delegado da Polícia Federal no Araçagi, o delegado civil Sebastião  Uchoa andou trocando tiros com bandidos, um empresário levou um tiro no rosto ali pras bandas do Anil e, na sexta-feira, um monstro  estuprou e matou um bebê de apenas um ano de idade, que era seu enteado.

Aí quando neguinho fala em pena de morte, aquela rapaziada que integra grupo que se diz de direitos humanos só falta levar quem fala nessa  história para a forca. É que eles se especializaram em defender os bandidos da pior espécie. Se a polícia dá um cascudo num bandido, o pau quebra é na hora.

Aí entra direitos humanos, Ministério Público e o escambau em defesa  do marginal. Mas quando eles matam gente de bem. Essa rapaziada nem  assunta a história.  Bem, agora vamos às mais importantes da semana por aqui.

*

Olha Bibi, tenho que louvar a polícia pelo fato de haver desvendado vários crimes e efetuado as prisões nos últimos dias. Mas fiquei encabulado porque o irmão do prefeito de Pinheiro, o Luciano Genésio, que quase mata a ex-mulher a porrada, ficou foragido até que lhe concederam um habeas corpus e a polícia, nem seu Souza.

*

Sabe, Bibi, o vereador Osmar Filho foi eleito presidente da Câmara  Municipal de São Luis. O conheci quando tinha apenas cinco anos de idade. O pai dele, o atual juiz de direito Osmar Gomes, era chefe de  Gabinete na Câmara, na gestão do saudoso João Evangelista e eu era o  diretor de Comunicação.

*

Osmar Filho é o mais jovem vereador a ser eleito presidente daquela casa parlamentar. Tem apenas 31 anos. Antes, tal honraria coube a Deco  Soares, que se elegeu dirigente da Câmara com 34 anos. Digo que a eleição de Osmar é uma transição de geração.

*

Acho que o ministro Gilmar Mendes, do STF, entrou na real e decidiu  deixar de ser advogado do PT. Veja o que ele disse em relação ao futuro do ex-presidente e atualmente presidiário Lula:

*

A prisão do ex-presidente Lula com base na condenação por corrupção  passiva e lavagem de dinheiro imposta pelo TRF4 é “assunto encerrado” para o Supremo Tribunal Federal, disse o ministro Gilmar Mendes em entrevista à Bloomberg nesta quinta-feira. Para ele, o petista não tem condições de ser candidato neste ano.

*

“Discutimos esta questão do habeas corpus e dissemos que seria lícita a ordem de prisão em segunda instância. O pleno do STF já decidiu a matéria com relação ao caso Lula. Para nós, esse assunto está encerrado”, disse o ministro , em seu gabinete no Supremo.

*

Tá vendo? O Lula está sendo jogado pras cobras e tem petista que não está entendendo, a exemplo da tresloucada senadora Gleisi Hoffman, que o Lula colocou como presidente nacional do PT. Rei morto rei posto, como dizia minha avó Chiquita.

*

Falando em vovó Chiquita, neguinho tem me dito aqui que  Cururupu é  uma cidade que está jogada às traças, mais parecendo uma cidade do pós- guerra. Só buraco nas ruas e a violência campeando.

*

Aquele Carnaval de lá, considerado o melhor do Maranhão, é coisa só para lembrar matando a saudades. A rapaziada afirma que a nossa terra carece de uma administração a contento.

*

Vamos falar um pouco de futebol. O Sampaio Correa está em célere campanha para a Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Não ganha uma parada. E isso pode acarretar em prejuízo político para o deputado Sérgio Frota.

*

Outro time para quem torço e que está ladeira abaixo é o Vasco da

Gama. Esse só não apanha no dia que não joga. Uma tristeza, ver meus dois times serem surrados tipo cachorro quando invade festa, minha morena.

 

*

Aquele ator galalau que faz o papel principal da novela “Deus Salve Rei”, da TV Globo, que não sei o nome,  é filho do casal amigo  Helena e Sebastião Estrela. Helena foi secretária de Administração de Jackson Lago quando prefeito de São Luis. O casal foi figura de proa do PDT maranhense.

*

Olha Bibi, sem querer menosprezar ninguém, mas fiquei com pena de um ex-ocupante  de cargo importante da administração municipal, se lamuriando de “lisura”, na última sexta-feira, pelos corredores da Assembleia Legislativa.

*

Não te falei, que ser prefeito de Paço do Lumiar é complicado? Senão Vejamos: Mábenes Fonseca, Gilberto Aroso e Bia Venâncio, acabaram  experimentando o  xilindró, depois dos mandatos. Agora, é Josemar Sobreiro, que já anda enrolado com a Justiça e com o Ministério Público.

*

O deputado federal Victor Mendes está encrencado. O STF encaminhou processo dele para a Justiça Federal, em primeira instância.

*

Já não se faz mais político como antigamente, minha fofura. Antes, um líder político preferia empenhar a palavra, que geralmente cumpria, do que assinar um documento. Atualmente, nem, documento faz a rapaziada cumprir o que foi escrito.

*

Para que tu tenhas uma ideia da falta de comprometimento de muitos políticos, tem deles que até para pagar uma promessa  pra São Longuinho, só se jogarem bombas nos pés do dito cujo.

*

O nível de violência chegou a tanto em São Luis, Bibi, que aquele

tradicional dedo de prosa na porta de casa na boca da noite também virou coisa do passado. Ninguém se atreve mais a se arriscar ficando na porta da residência batendo papo.

 

*

O juiz Luis Carlos Nunes Freire fez a viagem celestial na manhã da última quarta-feira, morena. Foi abatido por um infarto do miocárdio em sua residência, no Jardim Eldorado. Era filho do saudoso ex-governador Oswaldo da Costa Nunes Freire.

*

Nunes Freire no notabilizou por mandar prender, no último dia de seu mandato, o então secretário de Fazenda, conhecido como Ribeirinho, que queria fazer graça com o próximo governador, deixando de pagar o funcionalismo.

*

Bem, cidadã, com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi bacana com o teu pimpolho.

*

Beijão desse pretinho que jamais deixará de te amar

Djalma

 N.E – Bibi é Benedita Rodrigues, mãe do editor. Ela fez a viagem celestial quando tinha apenas 28 anos de idade, em 8 de dezembro de 1965.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *