E-mail pra Dona Bibi

Ei fofinha, muito bom dia! Espero que esteja na santa paz do Nosso Senhor por aí. Por estas bandas, morena, tudo naquela. Sem ter o que fazer, o PT inventou de transformar Lula em comentarista da Copa do Mundo, pelo canal do partido. Eles continuam naquela lenga-lenga de Lula como candidato a presidente. Tentam vender gato por lebre, sabendo que o presidiário já está virtualmente inelegível. É neguinho querendo tirar onda na popularidade do ladrão mais famoso do Brasil.

Falando nisso, brasileiro gosta mesmo de bandido. Lembra do Ronald Biggs, aquele inglês do lendário assalto ao Trem Pagador? Pois é, ele praticou o assalto juntamente com um grupo de comparsas, foi preso na Inglaterra, isso na década de 1960, fugiu da prisão e veio parar no Rio de Janeiro.

Em Copacabana, viu uma mulher de nome Raimunda ser atropelada. Prestou socorro à cidadã, aproveitou e depois casou com ela, teve um filho e ganhou cidadania brasileira e jamais foi extraditado. A mulher atropelada era maranhense, de família ali do bairro do Lira.

Virou celebridade. Cobrava para conceder entrevistas. Depois de velho e doente, pediu para voltar à terra natal. Outros bandidos de alta periculosidade por aqui são retratados como heróis. Coisa de brasileiro. Isso justifica a adoração que a rapaziada tem por Lula e sua gangue.

Bem, cidadã, agora vamos às mais importantes por aqui.

*

Tu nem sabes! O Eliel Nascimento é um empresário, que foi meu colega de Exército, em 1977, na Segunda Companhia. Nunca nos desligamos, embora ela tenha ficado rico. Constantemente nos reunimos para um dedo de prosa.

*

Na última terça-feira, fomos tomar um vinho no Renascença. Ele me contou uma história daquelas! Disse que, na noite anterior, estava chegando em casa, próximo à residência dos Sarney, ali no Calhau, quando um cidadão, com sintomas de embriaguez alcóolica, provocou um acidente com o seu veículo.

*

O bêbado, segundo o Eliel, jovem de classe média alta, não se alterou, desceu, viu a situação, pediu desculpas e disse que estava bebendo por que flagrou a mulher com outro homem e ainda levou uns catiripapos  do pé-de-pano.

*

Conforme o Eliel, Bibi, o jovem seria de alta patente na sociedade local, uma vez que, através de telefonemas, atraiu para local um deputado, alguns empresários, advogados e até um magistrado. E neguinho pensa que só pobre é que é corno…

*

O Nelson, dono do Jornal Extra fez uma promessa. Se o Brasil for campeão da Copa, vai pagar todos os seus credores, sem exceção. Pelo visto, deve está torcendo é pela Espanha, Alemanha ou Portugal, com toda certeza.

*

O prefeito de Marajá do Sena, Lindomar Araújo, sarneisista de carteirinha, cometeu uma indelicadeza, durante a visita do governador Flávio Dino à cidade. Não recebeu nenhum membro da equipe governamental e ainda proibiu seus auxiliares de manter contato.

*

Política é arte de conversação, Bibi, arte do diálogo. Não é guerra, embora existam  grupos divergentes. Lembro  de uma solenidade internacional, em que viajaram no mesmo avião, o Lula, o Sarney, o Collor e o FHC. Foram conversando e sorrindo como se fossem velhos amigos.

*

Tomou posse, nesta sexta-feira, para o segundo mandato consecutivo, como procurador-geral de Justiça, o procurador Luiz Gonzaga Martins, que foi eleito em chapa única no mês de maio. Obteve 318 votos.

*

Parte do PT local promete não dar trégua ao governador Flávio Dino, caso ele não abra espaço na chapa majoritária para o partido. A sigla quer, agora, a vaga de candidato a vice-governador. Vão esperar sentados.

*

O Bolsonaro desembarcou em São Luis na quinta-feira, Bibi. Muita gente no aeroporto. Pintou e bordou, esculhambou o governo federal, o governo estadual e  saiu dizendo que ia direto pro alfaiate, tirar medida para o paletó de posse como presidente.

*

O problema é que dois dias depois, uma pesquisa apontava que ele havia descido dois pontos percentuais. Desse jeito a vaca pode ir pro brejo é mais cedo.

*

O secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula, deve redobrar sua atenção para com a administração do Hospital Tarquínio Lopes, o nosso Hospital Geral.

*

Por lá, a rapaziada não é muito chegada a suar a camisa. Para que se tenha uma ideia, o setor de internação só abre às 8 horas da manhã.

*

Onde já se viu isso. Pelo que sei, hospital, quartel, delegacia de polícia e puteiro não fecham as portas é hora nenhuma. Estive lá na segunda-feira e pude comprovar o que estou escrevendo.

*

Estava uma fila, mediana, mas o pessoal reclamava que estava ali desde as seis da matina e o departamento de portas fechadas. Gente, não custa nada seguir as diretrizes traçadas pelo governo Flávio Dino.

*

O “Arraiá do Povo”, montado na Assembleia Legislativa pela presidente do GEDEMA, dona Ana Paula Lobato, esposa do presidente da Casa, deputado Othelino Neto, deu de cano de ferro nos três dias de funcionamento.

*

Estive lá no segundo dia, na sexta-feira e vi uma grande multidão de funcionários, deputados e visitantes. Neste dia pude acompanhar os  bois de Morro e Axixá, com suas belas apresentações.

*

Encontrei por lá o amigo José Joaquim Aragão, que foi chefe de gabinete do então prefeito Mauro Fecury e o primeiro distribuidor da revista Istoé no Maranhão.

*

Ele mora atualmente em Brasília e me disse que só vem na terra natal exatamente no período junino. Não sabia ainda das mortes do Udes Cruz,  do Ray Santos e do Aldionor Salgado.

*

 

Também quem marcou presença no arraial, dentre outras figuras ilustres foi a prefeita de Rosário, Irlaih Moraes, acompanhada do esposo, o ex-deputado estadual Pedro Vasconcelos.

*

Bem, minha fofura, com esta vou me despedindo por aqui neste domingo, esperando que o Brasil vença seu primeiro jogo pela Copa, daqui a pouco, no confronto contra a Suíça.

*

Beijão desse filhote  que jamais deixará de te amar.

Djalma

N.E – Bibi é uma referência a Benedita Rodrigues, mãe do editor. Ela fez a viagem celestial no dia 8 de dezembro de 1965.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *