E-mail pra dona Bibi

Olá, minha fofa, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas linhas venham a encontra-la na santa paz do Nosso Senhor por aí. Por aqui, gatinha, deixei de te enviar as informações na semana passada por conta de muito aperreio. E não eram lá muito boas as notícias. A começar pela viagem celestial de seu Limeira, o meu sogro. Foi  no sábado da semana passada, após quase um mês de internação.

Dá pra imaginar o rebuliço na família, que é muito unida. Dona Elienide, minha sogra, coitada, quase muda para o Hospital Geral durante a internação do marido. Falar muito em falecimento não é o meu forte. Só te digo que foi grande a consternação, com todos os familiares e amigos comparecendo ao velório e ao sepultamento.

Na realidade, gosto de lembrar de seu Limeira é em vida. Discutíamos sobre qualquer assunto e não dá para esquecer dos finais de semana lá no sítio de Rosário, onde haviam três açudes. Ele tinha ojeriza a grogue, mas me acompanhava no porre. O dia inteiro de domingo. No final da tarde, íamos fazer uma pescaria de tarrafa para suplantar minha bebedeira.

Tempos bons. Fica tudo na lembrança. Em São Luis, no João Paulo, íamos juntos à feira. No cardápio, geralmente peixe do rio e carne de bode. Era exímio cozinheiro. Às vezes, me ligava no sábado, para que no domingo fosse com ele para o mercado. Sabia que eu não dispensava uma gelatinosa em nossas peripécias na cozinha.

No começo, Bibi, uma névoa de incompreensão entre nós dois. É que eu namorava às escondidas com a Elineusa. Telefonava pra casa dele e quando atendia, percebia que era eu, porque não emitia uma palavra e praguejava antes de bater o telefone. Posteriormente, as portas do entendimento se abriram. Viramos amigos, confidentes e cúmplices.

Para quem detestava bebida, chegar a emprestar dinheiro para comprar cerveja é porque a amizade foi solidificada de vez. Havia muito respeito entre sogro e genro. Uma amizade verdadeira. Muitas saudades do  seu Zamith Limeira, que decidiu empreender sua viagem celestial aos 72 anos. Bem, agora, vamos às mais interessantes da semana.

*

A oposição decidiu baixar o malho no presidente eleito Jair Bolsonaro, em função dele haver convidado o ainda juiz federal Sérgio Moro para o Ministério da Justiça. Ora bolas! Se o homem aceitou, o problema é dele. Só que terá de entregar o boné e deixar a Justiça Federal.

*

Petistas menos inteligentes afirmam que Moro vinha agindo como aliado do Bolsonaro, desde quando prendeu o Lula. Bibi, me diz uma coisa bem aqui no pé do ouvido: Eles já tinham certeza de que o Bolsonaro ia ser eleito presidente?

*

São tantas bobagens que a gente custa a acreditar que determinados segmentos da oposição tenha algum dia frequentado banco escolar. Muita idiotice. Condenar um sujeito porque ele  botou marginais na cadeia e depois virou ministro. Só aqui no Brasil.

*

Mas falando em Bolsonaro, aqui no Maranhão há uma guerra sem tréguas pelos cargos federais, envolvendo a ex-deputada Maura Jorge, que disputou o governo pelo partido do presidente eleito, o deputado federal Aluísio Mendes, amigo dele de parlamento e o médico Alan Garcês, que passou a integrar a equipe de transição.

*

Aluísio Mendes pode pegar uma fabulha, enquanto a Maura Jorge está queimada, porque não apoiou ninguém da coligação. O Garcês já mostrou força indo para o grupo de transição. Mas tem uma figura, conhecida por agir nos bastidores, que deve surpreender.

*

Trata-se do vereador Chico Carvalho, que é o presidente estadual do PSL e deve  ser eleito vice-presidente nacional da sigla. O link do Chico é com o comandante nacional do PSL, o deputado federal eleito Luciano Bivar. Na espreita, está o grupo Sarney, que também sonha com uma fatiazinha do bolo.

*

Aquela história do Bolsonaro bater continência para o ex-senador Sarney durante as comemorações pelos 30 anos da Constituição, em Brasília, reacendeu a esperança do grupo em conquistar alguma farpelazinha lá com o presidente eleito.

*

O que mais chateou o grupo mais alinhado ao Bolsonaro, foi o fato do marido da Maura Jorge, o ex-prefeito de Arari, Ruy Filho, haver apoiado o deputado federal petista Zé Carlos da Caixa.

*

O destino do vereador Geneval Alves está nas mãos da Comissão de Ética da Câmara Municipal. Preso no dia da eleição, acusado de suposta compra de votos, ele foi denunciado por um membro do próprio partido, o PRTB.

*

Quem conhece os bastidores da Câmara Municipal de São Luis aposta que ele conseguirá se livrar dessa encrenca. Episódios como o ocorrido como o vereador aconteceram em larga escala de norte a sul do Estado por ocasião da eleição de outubro.

*

Levantamento nacional aponta que, no Maranhão, o índice de blogueiros assassinados é assustador em relação aos demais estados do Brasil. É, antes do advento da blogosfera, exercer o jornalismo também já era perigoso no Estado.

*

O presidente da Câmara Municipal, Astro de Ogum anunciou que a Fundação Sousândrade é quem irá coordenar o concurso público  para preenchimentos de vagas naquela casa parlamentar. O certame será realizado no mês de dezembro.

*

Astro também assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no Ministério Público, em que o IPAM passará a gerir, a partir de dezembro, a folha de pagamento de aposentados e pensionistas do Legislativo Municipal. O TAC foi assinado na sede do Ministério Público Estadual.

*

O deputado não reeleito Sérgio Frota já discute a possibilidade de deixar a presidência do Sampaio Correa.  Está ainda muito chateado pela derrota política e pelo fracasso do Sampaio Correa que deve cair para a série C do Campeonato Brasileiro.

*

Falando em fracasso político, os irmãos Macedo, Deoclides (deputado federal) e Valéria (deputada estadual), não conseguiram a reeleição e devem amargar problemas em Porto Franco.

*

Bem, minha gata, com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno para a próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi bacana com o teu pimpolho aqui.

Beijão do teu pimpolho que jamais te esquecerá

 Djalma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *