Esse é o governo do PT: 3,8 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola no País

 

Estudo feito pelo movimento Todos pela Educação aponta que 3,8 milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos estavam fora da escola em 2010. Na década de 2000,
entretanto, houve um aumento de 9,2% na taxa de acesso à escola, segundo o
estudo De Olho nas Metas 2011, divulgado na última terça-feira (7).

A RegiãoNorte registrou o maior aumento na frequência ao sistema de ensino, com
crescimento de 14,2%, o que possibilitou o atendimento de 87,8% das crianças e
adolescentes entre 4 e 17 anos. A Região Sudeste, que é a parte do país com
maior índice de jovens matriculados, teve o menor avanço na década: expansão de
8%. No Brasil, a taxa de inclusão escolar chega a 91,5%.

Mesmo como acréscimo nas taxas de frequência, o relatório aponta que o país não
conseguiu superar a meta intermediária (de 93,4% de acesso) estabelecida para o
ano de 2010.

Com omaior número de jovens em idade escolar (17,3 milhões), a Região Sudeste
registra o maior número de crianças e adolescentes fora da escola (1,27
milhão). Desses, 607,2 mil estão no Estado de São Paulo, unidade da federação
com maior número de jovens sem estudar. Percentualmente, no entanto, apenas 7%
dos paulistas entre 4 e 17 anos não frequentam a escola.

Na Região Norte são 579,6 mil jovens que não estão estudando. O Acre é o Estado com a pior taxa de inclusão: 85%. No Estado há 35 mil crianças e adolescentes fora do
sistema de ensino.

As taxas de acesso à pré-escola permanecem em patamares muito mais baixos que os
estabelecidos pelas metas. Crianças de 4 e 5 anos têm a menor taxa de
atendimento (80,1%). Na Região Norte, apenas 69% das crianças que deveriam
estar na pré-escola estão estudando.

O ensino médio também apresenta uma taxa de frequência menor do que a média. Na faixa de 15 a 17 anos, apenas 83,3% estão inseridos no sistema de ensino, o que
representa 1,7 milhão de jovens fora da escola. O menor percentual de acesso é
registrado novamente no Norte (81,3%).

O estudo De Olho nas Metas é um relatório anual cujo intuito é acompanhar indicadoreseducacionais ligados às cinco metas estabelecidas pelo Todos Pela Educação para serem cumpridas até 2022. A primeira meta é chegar ao índice de 98% ou mais das crianças e jovens de 4 a 17 anos matriculados e frequentando a escola no prazode dez anos.

 

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