Bilhetagem eletrônica pode voltar a funcionar nesta quinta-feira

 

 

 

A promotora de Justiça Especializada na Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, reuniu-se na manhã de ontem com o titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Clodomir Paz, e representantes da Dataprom, empresa contratada pela Prefeitura de São Luís responsável pelo Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), utilizado no transporte coletivo da capital, para discutir sobre a pane do serviço, que já dura 10 dias. Na ocasião, os funcionários da Dataprom garantiram que até a quinta-feira, dia 26, o sistema voltará a funcionar e que estão em busca de uma forma de ressarcir os estudantes pelos prejuízos por terem de pagar a passagem inteira durante a falha.

 

Durante a reunião, Cláudio Barbosa, diretor comercial da Dataprom, afirmou que o problema no sistema de bilhetagem é técnico e ocorreu porque o sistema está sobrecarregado por causa da quantidade maior de usuários cadastrados. Ele disse que todo o possível está sendo feito para resolver a situação em tempo hábil.

 

“Estamos aqui para encontrar a melhor forma de ressarcir a população pelos transtornos causados todos esses dias, pois o transporte público é o sangue da cidade”, afirmou Lítia Cavalcanti.

 

Desde o dia 14 deste mês, os usuários de transporte coletivo da capital estão impossibilitados de fazer a recarga de seus cartões de passagem e a única alternativa é pagar a tarifa em dinheiro, o que representa um gasto a mais no orçamento. Para tentar resolver a situação o Ministério Público do Maranhão (MP), por meio da promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Consumidor, instaurou inquérito civil público para apurar as constantes panes no SBA, que se caracterizam como uma violação dos direitos do consumidor.

 

Representantes do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos da Prefeitura (Sinfusp) também participaram da reunião. “Estamos sendo muito prejudicados com esse problema de sistema.

 

A Prefeitura não está podendo recarregar nossos cartões de passagem e há servidores que estão deixando de trabalhar por não terem dinheiro para pagar passagem”, disse o diretor do Sinfusp, Cristovão de Lima Araújo.

 

Bilhetes

 

Enquanto o sistema não volta a funcionar, os estudantes podem comprar passes escolares, que voltaram a ser comercializados desde segunda-feira. Vales-transportes também estão disponíveis ao público. Os horários e locais de venda de bilhetes continuam sendo os mesmos da recarga dos créditos: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos cinco terminais de integração da cidade e no posto de vendas na Rua do Sol.

 

Cada estudante pode comprar apenas uma cartela de passe por dia, com 10 bilhetes cada, e escolher ainda qual o nível do passe que deseja adquirir, dependendo do valor da tarifa do ônibus que utiliza

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *