E-mail pra Dona Bibi

Olá, minha preta, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas venham a encontrá-la na santa paz do Senhor por aí. Por aqui, minha gata, o clima é de confusão, por conta do segundo turno das eleições, entre o atual prefeito João Castelo e o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior.
O siribilo é grande. O Castelo não quer sair e o Edivaldo quer entrar. Nos últimos dias, aconteceu de um tudo em São Luís, cidadã. Como nos velhos tempos. Até uma “milícia” fardada, em apoio a Edivaldo, foi desbaratada, após a divulgação de um vídeo, em que conhecidos policiais militares diziam que o grupo poderia fazer “algo de louco. Tão louco que provocaria mais impacto do que a morte de Osama Bin Laden”,
A partir daí, morena, o Edivaldo Holanda Júnior passou o resto da campanha negando envolvimento com o grupo, do qual, pelo menos seis integrantes foram presos, inclusive o coronel Durans, do Corpo de Bombeiros. Ninguém da campanha do Edivaldo manifestou solidariedade aos militares engaiolados.
Já o Castelo, cidadã, apanhou mais do que menino abandonado do Edivaldo Holanda Júnior, que uma hora criticava a saúde, outra hora investia contra a educação e por aí foi. Assisti aos dois últimos debates entre os cidadãos (Difusora e Mirante).
Confesso que não gostei de nenhum dos dois. Acho que o formato desse tipo de apresentação política deveria ser modificado. “O candidato tal tem 30 segundos para formular a pergunta e o outro um minuto para respondê-la”, é como dizem os mediadores.
O tempo é muito pequeno e na maioria das vezes, o candidato pergunta sobre como é uma melancia e o oponente faz a descrição de um coco babaçu.
Mas os ânimos estão exaltados, gatinha. Para evitar mal maior, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Anildes Chaves Cruz pediu apoio das tropas federais. A princípio, o TSE remancheou, negou, mas depois da descoberta da famosa “milícia fardada”, decidiu mandar reforço policial para que a eleição transcorra sem sobressaltos.
Agora, é votar e esperar o resultado a partir das 17 horas. E teu pretinho estará atento, no comando da equipe da Rádio Capital AM, que entrará em cadeia com a Rádio FM Esperança.
Falando em política, tua pretinha, a Lívia, não perdeu os últimos debates. Crítica feroz do comportamento dos candidatos, sempre me chamava a atenção quando havia hostilidades.
-Olha papai, ele está muito agressivo. Candidato não é para agredir o adversário, e sim para apresentar propostas!
Ela também me disse que ficou decepcionada, uma vez que durante todo o período da propaganda eletrônica, não viu nenhum dos candidatos apresentarem propostas direcionadas às crianças.
Tá vendo como tua netinha está sagica?
Bem, deixemos agora a Lívia de lado e vamos às mais importantes da semana.
*
Teu neguinho está feliz da vida, gatinha, principalmente depois de saber que essa nossa conversa dominical a cada dia ganha mais seguidores, além de ter gente que nos acompanha desde o início, quase nove anos atrás, quando a Lívia começava a se manifestar no ventre da Elineusa.
*
Esse é o caso da amiga Tilda Wan-lume, que afirmou, lá no Tajipuru, ter todo o histórico da Lívia, retratado pelos emails que te encaminho semanalmente.Isso deixa o pretinho aqui com o peito mais estufado do que um general de brigada.
*
Falo de dona Tilda Wan-lume e aí me vem a memória o saudoso Wilson de Moraes Van-lume, oficial do Exército e um dos mais conhecidos árbitros de futebol do Maranhão.
*
Lembro dele quando estava servindo o Exército, em 1977, lá na Segunda Companhia de Fuzileiros, no 24º BC. Após sair do Exército, mantive contatos com ele por mais alguns anos.
*
Isso porque passei um tempo como repórter esportivo e ele era juiz de futebol. Um homem de respeito, o Van-lume e uma mulher de muita sensibilidade, a agora amiga Tilda.
*
Ih, morena, nem te conto! O vice-prefeito eleito de Igarapé Grande, o Erlânio Furtado Luna Xavier, talvez nem venha a assumir o cargo no dia primeiro de janeiro.
*
É que ele foi preso na noite de sexta-feira, pela Polícia Federal, num dos bares de São Luís. Foi autuado em flagrante e os advogados estão rebolando mais do que mulatas de escolas de samba para soltá-lo.
*
Negócio é o seguinte: O Erlânio foi arrolado na Operação Alien, da Polícia Federal, que pôs sob vigília, através do tornozeleiras eletrônicas, a prefeita afastada de Paço do Lumiar, secretários e empresários envolvidos em desvio de mais de R$ 15 milhões.
*
Ocorre que cada um dos indiciados, foram notificados de que deveriam escolher os locais onde ainda deverão permanecer, já que estão sob vigilância ininterruptas do sistema da Polícia Federal.
*
O Erlânio disse que morava em Igarapé Grande, mas foi monitorado em São Luís. Aí não teve jeito. Preso e autuado sua sorte será decidida dentro de pouco tempo.
*
Ah, gatinha, fiquei aporrinhado com a chateação de alguns motenses amigos, após a derrota do Sampaio para o rubro-nego lá no Castelão, na quarta-feira.
*
Mas também me vinguei, retrucando que a derrota do Sampaio, em jogo da Copa União, era por conta do cansaço dos atletas, que enfrentaram uma dura maratona de jogos até se sagrarem campeões invictos do Campeonato Brasileiro da Série D, no último domingo, derrotando o Crac de Goiás.
*
Falando nisso, morena, levei o Neguinho na segunda-feira, para ele relembrar os cinco pênaltis que bateu e converteu, em 1972, no Nhozinho Santos, contra o Campinense da Paraíba, quando o Sampaio foi campeão brasileiro pela primeira vez.
*
Foi um show de bola. Muitos ouvintes ligando para parabenizar o programa Notícia da Rádio Capital e para conversar com o Neguinho, que na realidade é o cidadão José Ribamar Santos, lendário zagueiro do futebol maranhense. Aos 71 Anos de idade, o homem ainda bate suas peladas nos finais de semana.
*
Olha, Bibi, entrevistei o Antonio Carlos Tote nesta sexta-feira, lá na Rádio Capital. Uma aula de superação. Tote é um conhecido produtor cultural lá da Madre de Deus, que deu um mergulho na escuridão das drogas.
*
Foi se recuperar na Fazenda Esperança, em Coroatá. Passou um ano. Escreveu um livro sobre a dolorosa experiência e a recuperação, transformando dor e sofrimento em poesia.
*
No livro, relatos, poesias e um diário. Obra imperdível, que será lançada na próxima terça-feira, na Madre de Deus, com a presença do sambista Jorge Aragão. Imperdível.
*
Com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno no próximo domingo, se Deus quiser. E ele quer, porque ele é bacana com teu neguinho aqui.
*
Beijão do filhote amado
Djalma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *