E-mail pra dona Bibi

Olá, gatinha querida, muito bom dia! Na certeza de que está tudo às mil maravilhas por aí, vou te informando que por estas bandas só se fala em política. Nem bem acabaram as eleições municipais e a rapaziada já espicha o olho com vistas a 2014.
Vira e mexe e o noticiário é invadido sobre a sucessão da governadora Roseana Sarney. A mais nova diz respeito a uma manobra da deputada Eliziane Gama, que assumiu o comando do PPS, articulada com o ex-presidente Paulo Matos, deixando os deputados Simplício Araújo e Othelino Neto a verem navios.
Ela diz que pode ser a terceira via para 2014, não embarcando nas canoas nem de Flávio Dino e nem na de Lobão ou do Luiz Fernando, seja qualquer deles que saia candidato ao governo.
*
Tua netinha, a Lívia consegue fazer a mãe dela de gato e sapato. Quase que a Elineusa não viaja para Pinheiro, a serviço da UFMA. Isso porque a pimpolha inventou dor de cabeça, dor de barriga e uma série de problemas. Mas era tudo agá. Deixemos a Lívia de lado e vamos às mais importantes.
*
Olha, morena, a fraude no setor de pesca no Maranhão pode levar um deputado federal e outro estadual à cassação. A coisa é feia e está sendo apurada pela Polícia Federal.
*
Em municípios que sequer existem lagos, é bastante elevado o número de pescadores aposentados. É uma roubalheira das mais impressionantes, envolvendo colônias e sindicatos de pescadores.
*
Um exemplo pode ser verificado na cidade de Rosário, cidade que tem uma população de 39 mil habitantes, dos quais 20 mil estão cadastrados como pescadores em duas entidades.
*
Bacabeira é outro exemplo dessa bandalheira. Lá só tem os lagos sazonais do campo de Perizes, o que gerou mais de 5 mil pescadores cadastrados. Esse contingente de falsos coletadores de pescados é responsável por desvio de grandes somas, seja através de aposentadorias fraudulentas ou do pagamento no período do defeso.
*
Uma história hilária foi relatada por um funcionário da Caixa Econômica, destacando que foi auxiliar uma loura jovem e bem vistosa, que se identificou como pescadora.
*
Ao observar que a dita cuja sequer conhecia um anzol, o bancário, gozador, indagou se no município dela não se pescava picanhas, chã e alcatra, ao que ela respondeu:
-Olha, esses tipos de peixe são difíceis, mas a gente consegue pescar de vez em quando.
*
Daí dá para se tirar uma conclusão da corrupção que infesta o setor pesqueiro no Maranhão, envolvendo parlamentares, presidentes de colônias, de sindicatos e os tais “procuradores”.
*
Na Polícia Federal, dizem que a cobra deve fumar agora no mês de dezembro, quando concluírem as investigações e remeterem o inquérito para a Justiça Federal.
*
Olha, cidadã, depois das últimas eleições municipais, ocorridas no dia 7 de outubro, sete municípios maranhenses tiveram suas contas bloqueadas pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA). Esses prefeitos não tomam jeito.
*
A decisão judicial nas sete cidades foram tomadas entre os dias 11 de outubro e a maior parte dos casos se deu por conta de os salários dos servidores do município estarem em atraso.
*
No mês de outubro, o município de São Francisco do Brejão teve suas contas bloqueadas sob a proibição do prefeito Alexandre Araújo de ordenar qualquer movimentação até o fim do pagamento dos servidores.
*
No mesmo mês, em Cajapió, a partir de uma Ação Civil Pública pela Promotoria de Justiça de São Vicente Férrer, o MPMA bloqueou 60% das cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Sistema Único de Saúde e determinou o pagamento de salários atrasados.
*
Já em novembro, outros cinco municípios receberam a determinação da justiça. Em Santa Luzia e Alto Alegre do Pindaré, 60% do montante das contas foi bloqueado também por conta de salários, que chegam a ter mais de dois meses de atraso.
*
Também foi determinado que a Secretaria de Administração dos dois municípios envie, a folha de pagamento atualizada ao Banco do Brasil, para que os salários dos servidores pudessem ser regularizados. Caso contrário, a multa diária prevista a ser paga pelos prefeitos é de R$ 1.500.
*
Atualmente, Santa Luzia é administrada por Márcio Leandro Antezana Rodrigues. Já Alto Alegre do Pindaré tem como gestor Atenir Ribeiro Marques.
*
O município de Estreito também teve 60% das contas bloqueadas por força de duas liminares da 1ª Vara daquela comarca contra o prefeito José Gomes Coelho para pagar os servidores referentes aos meses de setembro e outubro deste ano.

*
O município de Vitorino Freire, a 323 km de São Luís, teve 100% de suas contas bloqueadas referentes ao Fundo de Participação do Município (FPM) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), no qual atrasou o salário dos servidores em quatro meses.
*
Em Timon, o bloqueio foi de 70% das contas do município. Foram bloqueados todos os saldos das contas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) do município.
*
A ação foi motivada pelo débito que a prefeitura tem com os servidores da Saúde e da Educação, que corresponde a R$ 5,6 milhões, incluindo salários não pagos referentes aos meses de junho e julho de 2011 e 2012, além do 13º de 2011.
*
Lá em Tuntum, a situação não é diferente. A Justiça bloqueou recursos para pagamento do funcionalismo e, mesmo assim, servidores da Educação estão em greve, enquanto fornecedores lutam para receber o que a Prefeitura lhes deve.
*
Esse é o comportamento de parte dos nossos gestores municipais, Bibi. O eleitor deve saber escolher seus representantes, pois cabe a ele dizer quem é ou não ficha suja.
*
Com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo que retorna na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque ele é legal com o teu pretinho aqui.
*
Beijão do teu amado filho
Djalma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *