Câmara concede cidadania ao jornalista Cordeiro Filho

A Câmara Municipal de São Luís entregou, no final da manhã desta segunda-feira (26), um título de cidadão ludovicense ao jornalista Cordeiro Filho. Proposta pelo vereador Albino Soeiro (PSC), a solenidade de entrega da comenda foi prestigiada por membros do judiciário e da imprensa local, familiares e amigos do homenageado.
Cearense da capital Fortaleza, Raimundo Nonato Cordeiro Filho, tendo o pai como grande inspiração, começou cedo nas artes gráficas – com apenas 14 anos, já trabalhava na maior gráfica do Ceará, a Tipogresso. Em seguida, levado pelo pai, trabalhou no Jornal Tribuna do Ceará como despaginador, paginador, diagramador e redator. Aos 16 anos, resolveu morar no Rio de Janeiro, onde ficou instalado numa banca de jornais e revistas por 6 meses. Na Cidade Maravilhosa vendeu chá mate, café palheta e sorvete Kibon no Maracanã. Mas também trabalhou como chapista, gerente da Gráfica Brasil e diagramador de capa dos jornais Última Hora e Jornal dos Sports. De volta à terra natal, Fortaleza, ajudou a montar os jornais O Jornal e Tribuna do Ceará, onde permaneceu até 1960. Nesse mesmo ano, viajou para Goiânia a fim de implantar o projeto do jornal Diário do Oeste. Com a revolução de 1964 e o fechamento do Diário, retornou ao Ceará para ser o editor gráfico do Jornal O Povo, e realizar a reforma gráfica do jornal Líder do Ceará. Finalmente, em 1967, a convite dos jornalistas Pires de Sabóia e Rangel Cavalcante, veio para o Maranhão, conhecer a capital São Luís e iniciar uma nova fase em sua vida profissional. Polivalente, foi colunista da página nobre, diagramador, paginador, corretor de publicidade e diretor comercial do Jornal O Imparcial. Foi sob sua direção, que O Imparcial adquiriu a primeira rotativa off-set do Maranhão. Encerrada a missão nos Diários Associados, Cordeiro Filho integrou a equipe do Jornal O Dia, foi diretor comercial do Jornal O Estado do Maranhão, e diretor do Sistema Mirante (TV, Rádio e Jornal) onde permaneceu até 1991. Deixou a direção do Sistema para dedicar-se à sua Revista Leia Hoje e suas enciclopédias. Lançou a mini lista telefônica de bolso, Listafônica e os Informes Especiais (jornal gratuito). Lançou também: O Jornal, Jornal de Hoje, Diário do Norte, Revista Leia Hoje Turismo Brasil, Perfil do Maranhão, Enciclopédia dos Municípios do Brasil, Guia do Maranhão (em português, inglês e espanhol) e Perfil Eletroeletrônico do Brasil (São Paulo). Cordeiro Filho foi o primeiro assessor de imprensa da UFMA, DER e Fiema. É filiado à Associação Brasileira de Imprensa, Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais, Associação Cearense de Imprensa e Associação Nacional de Imprensa do Distrito Federal. Atualmente, dedica-se às suas publicações e pesquisas da história do Maranhão e do Brasil, e aos seus eventos em municípios brasileiros.

“Sua contribuição ao progresso e ao desenvolvimento do Maranhão é notória. Nada mais, portanto, precisa ser mostrado para que consideremos de inteira justiça a homenagem que hoje prestamos a Cordeiro Filho e a qual se associam todos aqueles que o conhecem de perto e viram assinalados os seus feitos”, discursou o proponente da comenda, vereador Albino Soeiro. “É com profunda admiração, orgulho e muita emoção que concedo a Cordeiro Filho, através desta Casa Legislativa, o título de cidadão de São Luís, evento este que marcará para sempre meu coração”, finalizou Albino Soeiro.

Bastante emocionado, após a outorga de sua nova cidadania, Cordeiro Filho agradeceu, dizendo: “Quero, inicialmente, pedir desculpas ao vereador Albino Soeiro por não ter podido vir, em 2010, receber esse título. É que, um andarilho como eu, precisava continuar perseguindo os caminhos que tracei em minha vida de idealista, a realização dos meus projetos. Aqui concretizei todos eles, abrindo o mercado de trabalho para os meus companheiros. Quando vim para cá, em 1967, me apaixonei não só por São Luís, como também pelo Maranhão. Por causa dessa enorme paixão é que escolhi São Luís para viver até o último dos meus dias. E é aqui que irei me aposentar, depois de realizar mais um projeto meu, pelo qual estou batalhando muito: o Guia Cidade das Copas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *