“Poderiam ter salvado muita gente”, diz estudante que ajudou no resgate

O personal trainer de 23 anos, Ezequiel Corte Real, que presenciou a tragédia em Santa Maria, foi um dos sobreviventes que ajudou a retirar pessoas com vida na primeira hora após o início do incêndio. Apesar da grande dificuldade causada pela fumaça e pela falta de visibilidade, o jovem salvou cerca de 20 pessoas:

— Agarrava uma perna, um braço, tentava puxar, mas era difícil. Duas meninas me pediram ajuda, não sabia quem salvar. Respirei, comecei a tontear e não consegui pegar nenhuma. Saí para respirar, me molhei e voltei de novo — recorda.

Veja também
Número de mortos em incêndio em boate em Santa Maria chega a 245
Confira imagens do local onde aconteceu a tragédia
Confira a lista de feridos em incêndio em boate em Santa Maria
Tragédia em Santa Maria cancela rodada do Gauchão

A certa altura do resgate, já exausto, o estudante de Educação Física foi desestimulado pelos bombeiros a continuar a operação:

—Eles disseram para mim que nem adiantava mais se sacrificar porque estava saindo todo mundo morto.

O início do fogo, relembra, foi quando o vocalista pegou um sputnik (sinalizador) para comemorar algo que não ficou claro para a plateia. Nesse momento, quando tocava o hit Amor de Chocolate, de Naldo, o fogo alcançou o teto. Ao perceber o incêndio, o vocalista teria pego um extintor que falhou. O fracasso na tentativa de salvamento foi alvo de vaias do público.

Ao tentar manter a calma, o estudante percebeu que a fumaça era muito tóxica e “queimava ao respirar”. Foi então que começou o resgate. O estudante relata não ter visto nenhum tipo de mecanismo anti-incêndio em funcionamento no estabelecimento. Das pessoas que retirou de dentro da Boate Kiss, três ou quatro estavam queimadas e o restante, debilitado pela fumaça.

– Vi uma funcionária se refugiando dentro de um freezer – conta.

Na opinião dele, muitas vidas poderiam ter sido salvas no momento em que a saída de jovens da danceteria foi impedida pelos seguranças. Em frente à porta, havia mesas caídas, que podem ter sido arrastadas pelos próprios jovens no momento de desespero.

— Foi pouco tempo, mas poderiam ter salvado muita gente enquanto ainda tinha visibilidade lá dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *