E-mail pra dona Bibi

Email_Dona_Bibi

Olá, minha fofa, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas venham a encontrá-la na santa paz do Nosso Senhor  por aí.   Por aqui, morena, tudo na mesma. Apenas o clima que não se sabe se é de inverno ou de verão, já que chove muito em algumas regiões, enquanto em outras, o calor é de rachar. Mas te garanto que o ambiente virou puramente politiqueiro, por conta das eleições de 2014.

Maior fuzuê na família da Elineusa. É que no começo da semana, quem aportou por aqui foi a Laura, filha da Rafaela. Está na casa dos avós. Com isso, a Lívia se mudou de malas e bagagem, para ficar perto da priminha, que é uma fofura. Mãe e filha retornam este domingo para Imperatriz, deixando um rastro de saudades. Agora, vamos às mais importantes da semana.

*

Olha, gata, uma briga danada para ver quem ocupará a vaga do conselheiro Yedo Lobão no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A  vaga é da Assembleia Legislativa. Três deputados já se credenciaram: Rogério Cafeteira, Cesar Pires e Braide.

*

Não tem cargo melhor do que ser conselheiro do Tribunal de Contas, Bibi. Uma verdadeira sinecura. O sujeito sequer precisa ter formação em direito, economia ou seja lá o que for. Basta ser amigo do “rei”, nesse caso, digo da “rainha”, por motivos óbvios.

*

O conselheiro tem salário de desembargador, carro com motorista e gasolina à vontade, auxílio moradia e uma renca de assessores, além de participar das sessões plenárias fantasiado de magistrado, com uma vistosa toga. Vira uma grande autoridade.

*

Agora, me diz uma coisa, fofa. Qual o cidadão que votará posteriormente contra a prestação de contas de quem o  presenteou com um cargo desse? Não seria a hora de neguinho repensar a forma de composição desses tribunais de contas?

*

Falando nisso, o Antonio Blecaute, conceituado técnico do TCE do Maranhão e que frequentemente substitui aos conselheiros, disse, na Assembleia Legislativa, na última quarta-feira, que 90%  das câmaras municipais do Maranhão tem as contas rejeitadas naquele poder.

*

Outra coisa que não entendo nessa legislação, é o fato de que quem dá a resultado final sobre a prestação de contas de  prefeituras, são exatamente as câmaras municipais. Quem conhece a realidade do Maranhão sabe o que isso significa.

*

Na maioria dos municípios, os vereadores fazem continência para seus prefeitos. Tomam café, almoçam e jantam com eles. Por conta disso, neguinho já sabe qual o resultado final, né não?

*

A amnésia no Maranhão, pelo visto, é uma epidemia. Tá lembrada gata, quando o Aluísio Mendes disse que estava investigando mais de 50 prefeituras envolvidas em crimes de agiotagem?

*

Essa história veio a reboque do assassinato do Décio Sá, após a prisão do Gláucio Alencar e de toda a quadrilha acusada de tramar o assassinato do jornalista. Parece que tanto o secretário, como a sociedade esqueceram a história.

*

Quem anda com um sorriso de orelha a orelha é o radialista Roberto Fernandes, atual presidente do Moto Clube que está a um passo de retornar com o clube para a primeira divisão do futebol maranhense. O Sampaio espera.

*

Interessante o elevado índice de rejeição do presidente da Assembleia Legislativa, o Arnaldo Melo, conforme pesquisa recente. O homem parece um padre, não altera o tom de voz com ninguém e é sempre disciplinado com o governante de plantão.

*

Talvez deve ser pelo fato do Arnaldão ser pula-pula. Ele nasceu e cresceu na política sob o signo do sarneisismo. Mas tão logo o Zé Reinaldo rompeu com os Sarney, ele também se zangou e foi para a tropa da oposição.

*

Era balaio de alto coturno. Foi nomeado secretário da poderosa pasta das Cidades. Jackson Lago ganhou o governo e lá estava o Arnaldão, perfilado, respeitoso, obsequioso  ainda no exército oposicionista.

*

Mas ele mudou radicalmente quando  Roseana Sarney reassumiu o governo pelas vias tortas da Justiça Eleitoral. Manhoso, foi eleito presidente da Assembléia ainda pela oposição. Logo em seguida foi jurar bandeira perante a nova governante.

*

Visionário, pressentiu que poderia galgar mais poder, levando a Assembleia para o interior para dialogar com vereadores, num autêntico ciclo de conversas para fazer boi dormir.

*

Veio a pesquisa e mostrou que o homem é o terceiro em rejeição. O povo não esquece o comportamento de seus políticos. Hoje ele é visto com desconfiança tanto pelos oposicionistas como pelo governo do Estado.

*

Um furor danado na mídia nacional, por conta de umas voltinhas de moto que a presidente Dilma teria dado pelo Planalto Central. A história foi espalhada pelo ministro das Minas e Energia, Edison Lobão.

*

A princípio, imaginou-se que ela mesma teria pilotado a moto, mas depois se descobriu que ela não tem careteira de habilitação. Foi a primeira falha da central de boatos, na tentativa de elevar o Ibope da mulher.

*

Agora, vem a versão de que ela estaria de carona com um ex-ministro. Sei não, Bibi, mas presidente da República por aqui dorme com segurança na porta do quarto e essa história dela sair por  aí como adolescente em garupa de moto com namorado me sugere armação.

*

Meu Corinthians perdeu para o Luverdense esta semana, time da terceira divisão do Campeonato Brasileiro. O atacante dominou a bola com a mão e conquistou os três pontos. Única consolação é que o autor do gol é maranhense.

*

Tô preocupado com a deputada Eliziane Gama. Bem situada nas pesquisas para governo do Estado, depois de ter sido a terceira colocada na corrida para a prefeitura de São Luís, não está sabendo administrar a fama eleitoral. Pode acabar virando pó.

*

O presidente da Câmara Municipal, Isaías Pereirinha me confirmou, esta semana, que sairá candidato a deputado federal no ano que vem. Está costurando apoio com colegas de plenários e com lideranças do interior.

*

Bem, minha gata, com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo que retorna na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi legal com teu pimpolho.

*

Beijão do filhote amado

Djalma

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *