Mais de 30 ‘falsos médicos’ já foram presos no Maranhão em 2013

Com a prisão do nigeriano Kingsley Ify Umeilechukwu, na cidade de Bacuri, na manhã do último sábado (23/11), por fazer exercício ilegal da medicina, sobe para 31 o número de falsos médicos presos no Maranhão. Os dados são de casos que foram denunciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-MA).

Medicamento errado

Está sendo investigado pela polícia, uma denúncia de que uma criança morreu após tomar medicação requisitada pelo “falso médico” nigeriano. O superintendente da Polícia Civil do Interior, Jair Paiva, disse que o nigeriano está detido na delegacia de Pinheiro à disposição da Justiça. O caso será investigado de forma criteriosa pela equipe de investigadores. Até o momento, o suspeito não possui nenhuma documentação que comprove que é graduado no curso de Medicina e também não tem nenhuma ligação com o programa federal Mais Médico.

Jair Paiva ainda informou que uma criança, que estava internada no Hospital Municipal de Mirinzal, com sintomas de raiva humana foi atendida pelo acusado e horas depois veio a óbito. Os policiais ficaram cientes do fato e conseguiram efetuar a prisão em Bacuri.

Falso médico em Santa Inês

No dia 31 de outubro, um homem suspeito de exercer ilegalmente a medicina, usando o registro profissional do médico Antônio Jorge Matias Alves, do município de Santa Inês. A prisão ocorreu após denúncia feita pelo Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA). Entretanto, o homem não ficou muito tempo na cadeia. No dia seguinte, na sexta-feira (1º), o advogado dele pagou fiança e o suspeito foi solto.

Secretário cobra mais rigor

Por meio da rede social, o secretário estadual de saúde, Ricardo Murad, está cobrando por parte dos secretários municipais de saúde e dos gestores das cidades do interior do estado mais rigor no momento da contratação dos profissionais da área de saúde. Chegou a classificar que devem fazer uma verdadeira “varredura” e de forma imediata.

Ricardo Murad explicou ainda que a prisão do estrangeiro ocorreu depois de constatar que o homem não realizou o tratamento correto médico para o paciente internado no hospital de Mirinzal. “Peço a todos os prefeitos e secretários municipais de saúde que façam imediatamente uma varredura em todos os médicos que atuam nos municípios para checagem do CRM ou da inscrição válida no programa “Mais Médicos” para o Maranhão. Assim como esse, pode haver outros fazendo – se passar por médico”, afirmou Ricardo Murad.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *