Helena Duailibe assume a saúde a abre vaga para Osmar Filho na Câmara

Helena-Duailibe

Helena-Duailibe

Osmar Filho

Osmar Filho

Mais uma troca de secretário foi efetivada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC). O secretário de Saúde, Cesar Felix, deixará o cargo. Para ocupar a Secretaria de Saúde, o prefeito Edivaldo anunciou a vereadora Helena Duailibe (PMDB). Com a saída de Helena, quem assume uma vaga na Câmara Municipal é o secretário de Articulação Política, Osmar Filho (PSB), que é o primeiro suplente. A posse de Helena acontecerá nesta segunda-feira.

A Saúde, terá a sua segunda troca de secretário. Cesar Felix, que hoje é substituído por Helena Duailibe, assumiu a pasta após o primeiro titular, o médico Vinicius Nina, ex-diretor do Hospital Universitário do Maranhão, deixar o cargo de forma meio atribulada.

Um ano e dez trocas

Com pouco mais de um ano de gestão, essa já é a décima mudança de secretários feita pelo prefito Edivaldo Holanda Jr. Algumas trocas se deram por problemas de ordem técnica de algum impedimento do secretário, outras por resultados que não apareciam nas pastas e esta última por conta de indícios de irregularidades na pasta que administrava.

No histórico das trocas de secretários, já sofreram mundanças, as secretarias de Trânsito e Transporte, o atual secretário Carlos Rogério subistituiu em 2012 Fabíola Aguiar, que já havia ocupado o lugar da primeira titular da pasta na gestão de Edivaldo, Myrian Aguiar.

Na secretaria da Criança e Assistência Social, a primeira titular Deborah Baesse, deixou a pasta por incompatibilidade. Ela teve que retornar à Universidade Federal do Maranhão por estar ainda em estágio probatório. Em seu lugar assumiu a adjunta Andréia Lauande.

Outro que teve problema com o emprego anterior foi Felipe Camarão, da secretaria municipal de Urbanismo e Habitação. Camarão teve que retornar à UFMA, onde ocupa o cargo de procurador adjunto da Universidade. Para sua vaga foi colocado o adjunto Antônio Araújo, o mesmo que, meses depois assumiu a secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Com isso, a Semurh teve a segunda troca, e em novembro, assumiu o adjunto Diogo Diniz Lima.

Mais um que retornou à Universidade Federal do Maranhão foi o ex-secretário de educação, Allan Kardec (PC do B). Outro com excelente currículo, mas que os resultados não apareceram. Kardec pediu pra deixar a pasta no final de outubro do ano passado. Depois de três dias de muita especulação e tensão, o professor Geraldo Castro (PC do B), que ocupava o cargo de assessor especial de Habitação, foi nomeado no cargo.

A Saúde, terá a sua que será ocupada por Helena Duailibe, já tevdeixou o cargo de forma meio atribulada o médico Vinicius Nina, ex-diretor do Hospital Universitário do Maranhão. O cardiologista ainda teria sido revistado antes de deixar a secretaria. Em seu lugar, assumiu César Felix.

Com status de secretário, mas ainda ocupando cargo de assessor especial, Ted Lago também pediu pra sair da administração municipal. A pasta de Desenvolvimento Social e Econômico nunca foi criada, e dificilmente a será. Ted voltou para o Instituto de Cidadania Empresarial.

A última queda foi de José Silveira. Da cota do pai do prefeito, o ex-deputado estadual Edivaldo Holanda, Silveira parecia não ter problemas na pasta. Mas as denúncias de corrupção e favorecimento de parentes nos contratos da Semosp, acabaram com os dias de Silveira na secretaria de Obras e Serviços Públicos. Foi o primeiro secretário que caiu tendo a confirmação da própria prefeitura de que estava sendo exonerado em virtude dos indícios de irregularidades na pasta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *