TV Assembleia não transmitiu evento de Lobão Filho

Difícil se confiar em qualquer fonte quando o assunto é disputa eleitoral. Na última quarta-feira, fui abordado por gente ligado à área, dizendo que equipe da TV Assembleia estava se articulando para transmitir o lançamento da pré-candidatura do senador Lobão Filho ao governo do Estado.
Retruquei que isso era ilegal e que, se acontecesse, botaria a boca no trombone. À tarde, até quando o tempo permitiu, fiquei ligado na emissora. Fiquei feliz ao ver o professor Mauro Sampaio, durante debate sobre Educação da Alternância.
Saí de casa antes do início do evento político. Cheguei à Rádio Capital às 17h. Iniciei o programa Notícias da Capital às 17h30m. Recebi, no intervalo, pelo menos três telefonemas, de pessoas me garantindo que a TV Assembleia havia transmitido o lançamento de Lobão Filho.
Com base nisso, postei uma nota, criticando a atitude e mostrando que isso era crime eleitoral. Errei feio e peço desculpas. Hoje, recebi o seguinte comunicado da colega Jackeline Helluy, profissional do mais alto gabarito e que reproduzo abaixo:

“Djalma, boa tarde. Estou tentando falar contigo desde ontem à noite quando fui surpreendida no teu blog com um post que diz que a TV ALEMA cometeu crime eleitoral por transmitir o encontro de Lobão no auditório Fernando Falcão. A TV ALEMA está sob minha responsabilidade, na condição de diretora adjunta de Comunicação, e eu posso te assegurar categoricamente que A TV ALEMA NÃO FEZQUALQUER TIPO DE TRANSMISSÃO do evento político partidário desta quarta-feira. Nem gravação para acervo de imagem, nada. Eu JAMAIS incorreria em um erro primário e totalmente dispensável dessa natureza por dois motivos: 1 – além de jornalista sou também bacharel em Direito e sei o que significa crime eleitoral, 2 – sempre consulto um dos assessores jurídicos da Casa, o advogado Carlos Lula, em questões que possam comprometer de qualquer forma o trabalho da Comunicação dentro de uma casa política. Inclusive dr. Lula proferiu uma palestra sobre as limitações da mídia no período eleitoral, a pedido meu, para vários jornalistas lá no nosso auditório do Complexo de Comunicação, justamente porque eu estava antevendo esses tipo de situações futuras no nosso trabalho e até mesmo para eu me resguardar com um parecer dele quando eu tiver que dizer não às solicitações de coberturas partidárias ( e esse foi um dos casos). Outro dado importante: no mesmo instante do evento do PMDB no auditório, a TV ALEMA estava transmitindo ao vivo a audiência pública sobre a pedagogia da alternância do deputado Zé Carlos no plenário e uma segunda equipe cobrindo a CPI do combustível no plenarinho. Portanto, muito distante do auditório Fernando Falcão.
Diante dos fatos que acaba de expor eu solicito, muito humildemente, que você desfaça esse grande equívoco cometido no seu blog. Sei que não foi de má fé, até porque no período eleitoral muitas pessoas costumam abusar da boa-fé de jornalistas para plantar notícias falsas com o objetivo de atingir adversários políticos. Nós dois (eu e você) temos uma boa convivência de respeito e admiração e sei que você não permitirá que uma notícia equivocada e mau apurada vá macular o meu trabalho que tento fazer da forma mais transparente possível e dentro dos limites da ética do bom jornalismo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *