E-mail pra dona Bibi

 Ei fofinha, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas venham a encontrá-la na santa paz do Nosso Senhor por aí. Por aqui, cidadã, só política. De norte a sul do país, o assunto são as eleições presidenciais, governamentais e parlamentares.

Antes, só te informando que teu bisneto, Filipe, passou a semana em Fortaleza, com os pais corujas. Já a Lívia, tua neta, Lívia, continua do mesmo jeito, dando de pau nas notas na escola. Beleza!

Miguel, filho da Elisene, passou a semana baqueado, com uma falta de apetite muito acentuada. Creditamos que seja a dentição. Enquanto Laura e os pais estão curtindo a vida é adoidado, lá na Argentina. Vi uma foto da pirralha, com um bonito agasalho,  parecendo um esquimó

Agora, deixemos esses teretetês familiares de lado e vamos às mais importantes da semana.

*

Voltando à questão das eleições presidenciais, não é para se brincar, mas parece que o Eduardo Campos morreu e matou as aspirações da Dilma de se reeleger e do Aécio Neves de ocupar o posto para qual o avô dele, Tancredo Neves se elegeu e não conseguiu assumir.

*

A Marina Silva assumiu o lugar do Eduardo como um verdadeiro furacão eleitoral e já está em posição de empate técnico com a Dilma e na simulação do segundo turno  é a virtual presidente.

*

Parece coisa do destino, minha fofa. A rapaziada do PT, em conluio com setores da Justiça Eleitoral, evitou que Marina criasse o partido dela, a Rede. Ela então se abrigou no PSB do Eduardo Campos e virou vice na chapa do saudoso ex-governador pernambucano.

*

Com a morte dele, ela o substituiu na cabeça de chapa e o resto  todo mundo já sabe. Mas o povo já vinha demonstrando cansaço para com o comando petista, a partir do Mensalão, dólares na cueca, refinaria nos Estados Unidos e outras roubalheiras.

*

Ah, Bibi, por aqui agora  quem manda na Justiça é um jovem parlamentar, casado com a filha de uma magistrada. O mancebo já provocou o afastamento do prefeito de Raposa, o Clodomir Oliveira.

*

O parlamentar foi fazer festa com a prefeita de plantão que assumiu, a Thalita Lacy e diz abertamente na Raposa que manda e desmanda na Justiça e que faz o que quiser.

*

Não sabia, minha fofa, que o magistrado estuda feito um doido para chegar ao invejado posto para depois, que manda é um parlamentar. Isso ainda vai chegar ao conhecimento do CNJ, pode esperar.

*

Na realidade, Bibi, vou te contar como são resolvidos os grandes processos judiciais por aqui. Sai a sentença, e neguinho se dana a procurar fulano, que é amigo de beltrano, que é amigo do magistrado tal, que está envolvido no processo.

*

Na realidade, na Justiça, se faz mais um jogo político e de compadres do que a aplicação da lei correta, como deveria ser. Por isso é que o povo não bota muita fé na “Themis” por estas bandas.

*

Lembra de quando o Jackson Lago se elegeu governador, gatinha. A base da Roseana na Assembleia se evaporou em segundos. Agora, já está acontecendo a mesma coisa.

*

Deputados que antes eram dito governistas, como Edilázio Júnior, Camilo Figueiredo e Rogério Cafeteira, já estão no barco do Flávio Dino, confiantes na vitória do ex-juiz federal.

*

Também tem prefeitos que se diziam da base governista que já mudaram de lado. Parece que ainda tem muitos deputados e outros aliados de Roseana já a caminho do outro lado.

*

Quem lucrou com toda essa história foi o ex-vice-governador Washington Oliveira. Bom de articulação e ruim de palanque e de votos, vinha sendo empecilho para as articulações de Roseana.

*

Ela ainda pensava em sair candidata ao Senado, e, por isso, preferiu lhe garantir uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas. Não confiava num petista como governador.

*

Posteriormente, decidiu ficar no governo, mas Washington já  desfrutava de sua sinecura, mesmo não reunindo as qualidades exigidas pelo regimento do TCE, como a de conhecimentos jurídicos e contábeis comprovados (ele é historiador).

*

Mas como por estas bandas, Bibi, os leões que rugem mais fortes são os do Palácio, ninguém ousa desobedecer a uma determinação palaciana. E veja que a vaga ocupada pelo ex-vice, era destinada à Assembleia Legislativa.

*

Cabia aos nobres parlamentares escolherem o novo conselheiro, em lugar do Yedo Lobão, que se aposentou. Roseana deu o murro na mesa e disse que a vaga seria ocupada pelo Washington, com o referendo da AL. A opereta saiu como ela ensaiou.

*

O vereador Francisco Chaguinhas é autor do projeto que estabelece a lei da Ficha Limpa na esfera municipal. Vai ter choro e ranger dentes caso a matéria seja aprovada.

*

“Vote em feio para fazer bonito”. Esse é o slogan do candidato que se registrou como “Feio”. Faz jus ao nome. Recentemente eu e a Lívia tivemos que aturar o candidato, que dirigia o veículo pelo João Paulo, numa irritante lentidão no seu carro de som. Ele mesmo como motorista.

*

Não tenho assistido diariamente ao horário eleitoral pela TV, por falta de tempo. Mas das vezes em que encarei a TV para acompanhar a propaganda, não pude deixar de rir com as patacoadas de alguns candidatos.

*

Dona Santoca continua pedindo votos com o seu habitual “Vê se te toca”, fazendo uma rima tosca com o seu nome.

*

São muitas as aberrações, com imitações grotescas e  muita apelação. Mas essa é a verdadeira democracia, Bibi.

*

Olha, Bibi, pede para o Iluminado aí, que dê um jeito na violência em São Luís. Parece que a cidade vive uma eterna guerra urbana, minha fofa. Que ele tenha piedade de nós.

*

Bem, minha fofa, com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque é bacana com esse teu pirralho.

*

Beijão do filhote amado

Djalma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *