E-mail pra Dona Bibi

Ei fofura, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas venham a encontra-la na santa paz do Nosso Senhor por aí. Por aqui, cidadã, só se fala na disputa final entre a petista Dilma Roussef e o tucano Aécio Neves, no segundo turno nas eleições presidenciais, que acontecem neste domingo.

Como se não bastasse a gatunagem praticada pelos petistas aos cofres públicos, em que, além do mensalão, praticamente afundaram a Petrobras, com desvio de bilhões de reais em transações suspeitas, o PT decidiu copiar Mussolini e Hitler.

Só faltam os ataques físicos, porque a difamação aos adversários é do mesmo naipe dos  ditadores italiano e alemão. Para que tu tenhas uma ideia, o Lula, na reta final da campanha está fazendo discurso de bêbado, dizendo que o Aécio espanca mulheres, dirige embriagado, que vai reduzir o salário mínimo e expulsar do país os negros, os pobres e acabar com os programas sociais.

Além do mais, cidadã,  estão espalhando milhares de jornais apócrifos pelo país afora, com esse noticiário. Um crime que deveria ser punido severamente pela Justiça Eleitoral. O PT usa e abusa da máquina administrativa, que costumo chamar de máquina de roubar.

Eu fui acionado na Justiça Eleitoral, porque comentei, na Rádio Capital, que, mais quatro anos de governo petista, pode significar o afundamento do  Brasil. Como estava viajando, só vou conhecer o teor da denúncias por completo nesta segunda-feira.

Mas pelo que me disseram, os petistas  do Maranhão formularam a denúncia fazendo edição dos comentários. Eles são craques nisso. Se tivesse nascido nesse século, Joseph Goebels, com certeza, teria de ser aluno do PT, no que se refere a propaganda difamatória.

Teu bisneto, o Filipe completou  um aninho na sexta-feira. Tá um pimpolhão. Não pude está presente por conta da viagem, mas trouxe-lhe o presente. Tua neta, a Lívia, ficou com a avó Elineide durante a viagem. Quem está lá pela casa dos avós é o Miguel, peralta que só e no aguardo do irmãozinho Lucas, que está na forma.

Bem, agora, vamos às mais importantes da semana.

*

O governador eleito, Flávio Dino está ditando moda, no que se refere ao anúncio do secretariado. É a conta gotas e por meio das redes sociais.

*

Economiza, evita os chatos e aumenta os acessos de sua conta. Até agora, apenas seis secretários foram anunciados. Os “caça-cargos”  de plantão estão à beira de um ataque de nervos.

*

Mas como jornalista é jornalista, não custa nada a gente se antecipar pelo que se colhe pelos bastidores da política. Me contaram no pé do ouvido, que a Secretaria de Segurança será ocupada pelo delegado Jeferson Portela.

*

Isso pode provocar infarto no deputado Raimundo Cutrim, que migrou para a oposição ao grupo Sarney após passar uma década ocupando o cargo de Secretário de Segurança.

*

Ele deixou o PSD e foi justamente para o PC do B do Flávio Dino, contando com a reeleição e retorno à pasta da Segurança. Garantiu a reeleição, mas a volta para a Secretaria, só quando Paulo Marinho decidir pagar seus credores.

*

Por falar em Raimundo Cutrim, me contaram o que pode ser a verdadeira história do rompimento dele com os Sarney e o ódio que nutre  pelo ex-secretário de Segurança, Aluísio  Mendes, eleito deputado federal em outubro.

*

Consta, segundo o interlocutor que me fez o relato, de que tudo passa pelo Fernando Sarney, que esteve a um passo de ir para o xilindró, quando eclodiu a famosa Operação Barrica, depois batizada de Operação Factor, que apurou desvio de dinheiro público e conluio com empreiteiras.

 

*

No período, apareceram os nomes de Fernando Sarney, de  dona Marieta Dulce Brito, chefe da Comunicação da Assembleia e outros miranteanos de alto coturno.

*

A Justiça Federal, a pedido da PF, teria expedido mandado de prisão contra n Fernando Sarney, o que não se concretizou porque Aluísio Mendes avisou o senador Sarney, que moveu seus pauzinhos e conseguiu um habeas corpus preventivo para o filhote.

*

Pois bem, Bibi, naquela época, Raimundo Cutrim que é delegado da PF, sabia da história mas  não avisou aos patrões. Foi colocado na geladeira, enquanto Aluísio ganhou patente de coronel dentro do grupo e passou a ser tratado  a pão de ló.

*

Falando nessa famosa operação, a Justiça brasileira deve um esclarecimento ao povo, já que o desembargador federal Dácio Vieira, do Distrito Federal, mantém sob total  e suspeito sigilo as peças do inquérito, além de haver censurado o jornal O Estado de São Paulo, que começou a publicar dados dessa roubalheira.

*

Fazer festa antes da hora pode dar em merda, como já dizia vovó Chiquita,  lá em Cururupu. Foi o que aconteceu com o deputado federal Simplício Araújo, que não conseguiu a reeleição.

*

Convidado por Flávio Dino para ser o secretário de Saúde, aceitou sem pestanejar e, no mesmo dia  foi comemorar com amigos e futuros fornecedores. O governador eleito não gostou e revogou o convite. Nem mel nem cumbuca.

*

Por conta da escolha de secretários para o governo de Flávio Dino, já tem muita gente dizendo ter sido convidada, mas que recusou as oferta por conta de outras tarefas mais rentáveis.

*

Por aqui, Bibi, se conta uma história interessante sobre essa história de quem se insinua para ocupar cargos públicos. Uns atribuem o episódio a Pedro Neiva, outros a Nunes Freire, mas o relato é o seguinte:

*

Consta que o governador estava no período da escolha dos assessores de primeiro escalão, quando um velho amigo, desses que vivem atrás de cargos, foi na casa dele e disse-lhe:

-Governador, tão espalhando pela cidade que serei o seu secretário de Fazenda. E aí?

Ao quer o governados disparou:

– Olha,  vai e afirma que tu fostes convidado e que não aceitou.

*

Bem, minha gata, com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi legal com esse teu pimpolho.

*

Beijão do filhote amado

Djalma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *