Câmara Municipal concede títulos de cidadania para Rita e Felipe Camarão

FAMÍLIA CAMARÃO

 

A Câmara Municipal de São Luís concedeu, no final da manhã desta terça-feira (03), dois títulos de cidadania ludovicense para mãe e filho, respectivamente: a médica, Rita de Cássia Costa Camarão; e o procurador federal e subprocurador-chefe da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Felipe Costa Camarão. As homenagens foram propostas pelos vereadores, Bárbara Soeiro (PMN) e Pedro Lucas Fernandes (PTB). A concorrida solenidade de outorga das comendas contou com a presença de várias autoridades locais, familiares e amigos dos homenageados.

Nascida no Rio de Janeiro (RJ), Rita Camarão mudou-se para o Maranhão em 1983. Recém-formada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rita fez residência em Clínica Médica no Hospital Dutra, em São Luís, entre outras especializações. Também atuou como médica do trabalho e auditora médica, em várias empresas privadas e na Secretaria de Estado da Saúde. Foi secretária de Estado de Desenvolvimento Comunitário e coordenadora de Assistência Extra-Hospitalar do IPEM. Também integrou, por duas gestões, o Conselho Estadual de Entorpecentes. Trabalhou na Perícia Médica do Município por 20 anos, aproximadamente. Aprovada em concursos para os cargos de médica do Estado, perita médica do INSS e docente do IFMA, Rita está cursando, atualmente, mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Hoje, sinto-me muito feliz por estar aqui, entregando essa honraria a uma mulher muito especial, Rita Camarão, a quem rendo profunda admiração e respeito, por dedicar cada dia da sua vida em prol do próximo”, justificou a vereadora Bárbara Soeiro, propositora do título à médica. “É uma mulher que serve de exemplo para tantas outras ludovicenses que almejam servir à sua família, mas, também servir à sociedade, buscando algo transformador, que gere aos seus filhos melhores dias; dias esses em que as mulheres sejam mais respeitadas, valorizadas e amadas”, complementou a parlamentar.

 

O segundo homenageado, Felipe Camarão, assim como a mãe, também é natural do Rio de Janeiro. Filho de pai maranhense (o médico, ex-secretário de Estado e ex-vereador de São Luís, Louis Philip Moses Camarão ou Phil Camarão, como é mais conhecido), Felipe veio residir na capital do Maranhão, com apenas dois anos de idade, em 1983. Lecionou inglês dos 16 aos 18 anos. Graduou-se em Direito pela UFMA. Com apenas 23 anos, dirigiu o PROCON/MA pela primeira vez, em 2005. Foi professor de diversas disciplinas do Curso de Direito da UNDB, durante seis anos. Obteve ainda aprovação em dois concursos públicos: analista judiciário do TJ/MA e procurador federal, cargo em que tomou posse no ano de 2007. Em Imperatriz, município em que ficou lotado no primeiro ano como procurador federal, chefiou o escritório de representação da instituição, na cidade. E também foi procurador-chefe da Procuradoria Seccional Federal de Imperatriz. No final de 2008, foi nomeado procurador-chefe da Procuradoria Federal no Maranhão e, em 2011, assumiu novamente a direção do PROCON/MA, por mais nove meses. Voltou para a Procuradoria Federal, em março de 2012. Atualmente, Felipe exerce o cargo de subprocurador-chefe da UFMA. Convidado pelo governador eleito, Flávio Dino, no dia 1º de janeiro de 2015, ele assumirá mais um importante cargo, desta vez como titular da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep).

 

“Felipe terá a missão de valorizar os servidores públicos – ativos e inativos, além de aprimorar os serviços de Estado destinados, especificamente, aos servidores, especialmente à saúde destes. Competência e disposição para o cargo não lhe faltam, por isso é certo que terá êxito”, afirmou o autor da concessão do título ao procurador federal, vereador Pedro Lucas Fernandes.

Após as outorgas dos títulos, os novos cidadãos ludovicenses, Rita e Felipe Camarão agradeceram emocionados ao Legislativo de São Luís, pela homenagem prestada a cada um deles.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *