Fernando Furtado diz que Cleber, Júnior Verde e Edson Araújo transformaram o setor da pesca no Maranhão em balcão de negócios políticos

Fernando Furtado sendo entrevistado por este blogueiro

Fernando Furtado sendo entrevistado por este blogueiro

 Durante entrevista ao jornalista Djalma Rodrigues (autor deste blogue), na Rádio Capital AM, na noite da última quinta-feira (5), o deputado Fernando Furtado (PC do B), disse que os deputados Cleber Verde (PRB), federal e os estaduais Júnior Verde (PRB) e Edson Araújo (PSL), transformaram o setor da pesca no Maranhão num autêntico balcão de negócios,  para conseguirem se eleger.

Falando em tom bastante incisivo, o parlamentar que é presidente do Sindicato dos Pescadores da cidade de Pinheiro e secretário geral da Federação dos Sindicatos dos Pescadores (Fespem), destacou que as irregularidades na área acontecem em todo o País, mas enfatizando que, no Maranhão, a coisa é alarmante.

-Veja  bem o caso do Edson Araújo, que preside a Federação das Colônias de Pesca. Ela tentou se eleger várias vezes, mas só chegou à vitória após se aliar com o Cleber Verde, cujo partido, o PRB, é presidido pelo senador Marcelo Crivela, que foi ministro da Pesca e Aquicultura. Isso dá uma dimensão de que usaram  toda uma estrutura para se elegerem-, disse Furtado.

Ele diz que Cleber  Verde e Edson Araújo brigaram, fazendo com que o deputado federal lançasse o irmão, o Júnior Verde, que era superintendente da Pesca no Maranhão, como candidato a deputado estadual, sendo ele eleito com mais de 30 mil  votos.

“Essa história é repleta de ameaças e perseguições. O Júnior Verde, quando esteve à frente da Superintendência da Pesca, perseguiu adversários e fez negociatas, dividindo parcelas do Seguro-Defeso e oferecendo benefícios àqueles que garantiam votar nele para deputado estadual”, acrescentou Fernando Furtado.

O denunciante afirmou que pó Sindicato dos Pescadores de Pinheiro está desde  2010 sem cadastrar um único pescador, porque o Júnior Verde só fazia o cadastramento mediante a divisão do Seguro-Defesa e a garantia de voto para a sua eleição.

“Não resta nenhuma dúvida, de que o PRB dos irmãos Verde, só perdeu o Ministério da Pesca, por conta da corrupção existente no setor”, disse o deputado, que defende uma ampla discussão sobre o problema.

Sobre as denúncias da existência de número excessivo de pescadores cadastrados em municípios sem nenhuma influência na área pesqueira, Fernando Furtado acrescentou que está havendo intervenção da Federação em vários deles, a exemplo de Rosário, Tufilância, e Viana, onde recentemente um ex-presidente do Sindicato da área foi preso acusado de desvio de recursos.

“Existe realmente essa manobra,  de se filiar pseudos pescadores no Maranhão, para  se dividir recursos do Seguro-Defeso e isso começou a ganhar mais contornos a partir da entrada em cena dos irmãos Verde no setor”, afirmou  Fernando Furtado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *