E-mail pra Dona Bibi

 

 Ei, fofura, vamos acordar cedo, cidadã, que hoje nós temos muito o que conversar. Só daqui, ó! O clima continua quente em Brasília. E eu que pensei que na família só o Ciro Gomes era pinel, vi agora que o irmão dele, o ex-governador cearense e ex-ministro da Educação, o Cid Gomes dá dois do Ciro em loucura.

Viste o que ele fez na Câmara Federal? O homem roubou a cena, promoveu um grande espetáculo, esculachou todo mundo e depois pediu demissão do Ministério da Educação. Eu, hein!…Que coisa, morena.

Engraçado foi a do senador Edison Lobão, nosso ex-ministro das Minas e Energia. Em 2010, o homem acompanhou o Lula, a Dilma e os Sarney, em Bacabeira, no maior estelionato eleitoral da política brasileira, quando lançaram a pedra fundamental da finada refinaria Premium I.

De lá pra cá, até  o escândalo do Petrolão, o Lobão era ministro. Caiu do cargo porque seu nome aparece na lista dos propineiros e só agora vai para a mídia reclamar da extinção do projeto da refinaria. Isso é muita cara de pau, gatinha. É chamar maranhense de otário.

Falando em refinaria, tem muita coisa a ser revirada nesse mar de corrupção. Lembro como se fosse agora, que, em 2010, o governo do Estado liberou R$ 840 mil para a Associação dos Garimpeiros de Serra Pelada, à guisa de curso de qualificação de mão de obras para inserir filhos de garimpeiros maranhenses nas obras da refinaria.

Como a ex-governadora Roseana Sarney também aparece como propineira do Petrolão e liberou tal recurso, seria bom saber quem são os filhos dos garimpeiros que participaram desse curso, né não, minha fofinha?

Bem, gata, agora, vamos às mais importantes daqui do Maranhão durante a semana.

*

O STF pôs uma pá de cal nas pretensões dos delegados da Polícia Civil maranhense, que requereram, via judicial, equiparação salarial com os procuradores de Justiça.

*

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento (julgou inviável) à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 328, ajuizada pela Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) contra dispositivos da Lei 4.983/1989, do Estado do Maranhão, que estabelece isonomia remuneratória entre as carreiras de procurador do estado e delegado de polícia.

*

A entidade também questionava decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) que assegurou aos delegados o direito à equiparação. Com isso, nossos delegados ficaram a ver navios. Muitos haviam feito cálculos sobre a diferença que iriam receber a título de precatórios, enquanto outros até  contrair débitos por conta do que supostamente iriam receber.

*

Falando em delegado, o ex-delegado geral Júlio César do Amaral está numa encrenca danada. Acusado de falsificação de assinatura de um colega, foi afastado e será levado ao Conselho Superior de Polícia. A bronca é pesada.

*

O prefeito de Viana, Chico Gomes, sem sombras de dúvida foi um excelente deputado. Na chefia do Executivo daquela cidade, está deixando muito a desejar.

*

São Vicente de Férrer também é outra cidade com carência de administração.  A prefeita Maria Raimunda decidiu administrar agora só para a família. Olha o Ministério Público, dona Raimunda!

*

Tem blogueiro berrando mais do que bode na chuva por conta de suposta perseguição de que é vítima na AL. Pelo visto, estão querendo cortar o bandeco do comunicador, filho e sobrinho de comerciantes.

*

Falando em blogueiro, o diretor de Comunicação da AL, Carlos Alberto Ferreira, está uma arara com um conhecido blogueiro, por conta de uma postagem a respeito de um antigo processo na Justiça de São Paulo, quando o dito cujo foi diretor da CMTC (Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo).

*

O problema é que, ao fim do processo, o Carlos Alberto foi inocentado pela Justiça de São Paulo, enquanto a postagem dá a entender que ele teria sido condenado. O caso agora deve  parar na Justiça do Maranhão.

*

O vereador Francisco Carvalho, primeiro vice-presidente da Câmara Municipal, foi submetido esta semana a uma cirurgia para implante de três stentes.

*

Passou dois dias internado no Hospital UDI, mas já está recuperado. Passou o final de semana recebendo a visita de amigos, parentes e correligionários. Na próxima semana, deverá retomar suas atividades no Legislativo Municipal.

*

O deputado federal Hildo Rocha (PMDB), é  o principal destaque da atual bancada maranhense em Brasília. O homem vem se movimentando com extrema  desenvoltura  no Congresso e no Executivo.

*

Diariamente visita ministros, secretários executivos dirigentes de estatais. Esta semana, foi escolhido para compor a Comissão que tratará do Pacto Federativo. É a praia dele, porque ele  já foi prefeito de Cantanhede e presidente da Famem.

*

Quem está radiante é o presidente do Comitê de Imprensa da Câmara Municipal, Herbert Pereira, o Betinho. A filha dele, a Gisele Pereira, está lhe garantindo mais um neto para breve.

*

“Somos todos filhos Dilma puta”. É a frase que está correndo solta nas redes sociais, oriunda de uns gaiatos do Rio de Janeiro. Observe bem o trocadilho.

*

Dona Lìtia Cavalcanti desapareceu do cenário. Comerciantes de pescados estão metendo a mão no bolso da gente. Ninguém defende o consumidor. Dá saudade da velha Sunab.

*

No tempo da Sunab, não existiam tantos órgãos de referência consumidor, como a Promotoria Especial, Juizado Especial e até uma certa Associação de Defesa do Consumidor, que ninguém sabe porque funciona.

*

Telefonaram para este comunicador, de Brasília, afirmando que, por ali, o clima é extremamente  favorável ao impeachment da presidente Dilma. Agora me digam uma coisa:

-Trocar a Dilma pelo Michael Temer não seria a mesma coisa de permutar doze por uma dúzia?

*

Com o Temer no poder, a sarneyzada voltaria com muita força e mais fome de poder, com certeza. O Jader Barbalho também estaria mais fortalecido e seria um  grande retrocesso.

*

Bem, minha gata, com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi legal com teu pimpolho aqui.

*

Beijão do teu filhote amado

Djalma

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *