Após pouso forçado- Angélica e Luciano Huck passam por novos exames e recebem visita dos pais

angelica-huck-acidente

 

 

O avião que transportava o casal de apresentadores da TV Globo Luciano Huck e Angélica realizou um pouso de emergência em uma fazenda a cerca de 30 quilômetros de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, na manhã deste domingo, devido a uma pane na bomba de combustível de um dos motores. Também estavam na aeronave os três filhos do casal, duas babás e os dois pilotos. Após receber atendimento médico na capital de Mato Grosso do Sul, a família chegou a São Paulo na noite deste domingo e está no Hospital Israelita Albert Einstein, onde foram realizados novos exames. Os pais dos dois apresentadores estiveram no hospital durante a madrugada. Os filhos do casal e as babás foram liberados. Nesta manhã Luciano e Angélica farão novos exames.

A Santa Casa de Campo Grande, para onde os feridos foram levados, informou que não foi diagnosticado “nada grave em nenhum dos pacientes”. Dos nove ocupantes do avião, Angélica foi a que gerou mais preocupação entre os médicos. Havia a suspeita de que ela tivesse sofrido fratura no quadril. Segundo funcionários do hospital, a apresentadora chegou ao local chorando e reclamando de dores. Joaquim, o filho mais velho do casal, teve ferimentos na cabeça e fez um exame de raios-x.

Huck teve problemas numa das vértebras, mas acompanhou andando o atendimento a Angélica. Também foram atendidas no hospital as outras duas crianças, Benício e Eva, as babás Marcileia Eunice Garcia e Francisca Clarice Canelo Mesquita, além de Huck e o copiloto José Flávio de Souza Zanatto. O piloto, Osmar Frattini, foi levado de helicóptero para uma Unidade de Pronto Antedimento (UPA). Ao confirmar que a família de Huck e Angélica havia deixado o hospital, por volta das 17h30 (18h30 no horário de Brasília), a Santa Casa de Campo Grande disse que não divulgaria mais informações por “solicitação de familiares”.

Especialista explica pouso de avião de Angélica e Luciano Huck

O avião turbo-hélice Carajá, no qual estavam Huck e Angélica, saiu da Fazenda Caiman, no município de Miranda, às 9h (10h no horário de Brasília) com destino a Campo Grande. Às 10h52, o piloto Osmar Frattini avisou à torre de controle que havia notado uma falha na bomba de combustível de um dos motores. Ele tentou acionar a segunda bomba, que também não funcionou. Decidiu, então, fazer o pouso de emergência em uma fazenda localizada próximo à rodovia MS-080, a 30 quilômetros da capital.

Sem poder utilizar o trem de pouso, o piloto fez com que a parte de baixo da aeronave deslizasse pela grama até que o avião parasse. Segundo funcionários da fazenda, um desnível no solo ajudou a reduzir a velocidade da aeronave.“Deus ajudou”, disse o piloto na porta do hospital.

Lucilene Gonçalves Vaz, mulher de Osmar, disse à “Globo News que o piloto contou a ela que teve 10 minutos para tomar a decisão sobre como faria o pouso de emergência e que ainda desviou do gado que pastava no local:

— Ele me falou que falhou a bomba principal, a outra também fechou. E aí teve que procurar um local para pousar, para salvar todo mundo. O avião planou dez minutos e foi para o chão. Foi muito rápido.

Frattini é piloto há 30 anos. O avião, modelo Embraer 820C, prefixo PT-ENM, pertence à companhia MS Táxi Aéreo. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a documentação da aeronave está regular. Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) desembarcou na fazenda para começar a investigação sobre as causas do acidente.

A família de Huck retornava de Miranda, onde Angélica passou os últimos dias gravando quadros para o programa “Estrelas”, da TV Globo. Ao longo da semana, a apresentadora postou fotos nas redes sociais de alguns locais que havia visitado durante a viagem. A emissora divulgou uma nota à imprensa dizendo que a família passava bem.

Enquanto estiveram na unidade de saúde, Huck e Angélica foram colocados em uma ala separada para evitar o assédio de funcionários e fãs — ao saber do acidente, algumas pessoas fizeram plantão na porta do hospital. O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), visitou a Santa Casa na tarde deste domingo. Ao sair do hospital, disse que os apresentadores estavam bem e que embarcariam para São Paulo à noite.

Referência no atendimento gratuito a politraumatizados no Mato Grosso do Sul, a Santa Casa de Campo Grande enfrenta crise financeira e suspendeu as cirurgias eletivas neste mês. Além disso, não há vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Um convênio da entidade com a prefeitura e o governo do estado venceu em abril, e uma extensão ainda está sendo discutida.

Dona da fazenda diz que família teve sorte

Luciano Huck, Angélica e os filhos tiveram sorte durante o pouso forçado do avião. De acordo com a dona da propriedade, Lurdes Leonardo, de 64 anos, o local onde a aeronave parou estava com gado pastando, poucos minutos antes.

– Ouvimos o barulho. A gente percebeu na hora que o avião caiu de barriga e foi arrastando e levando a cerca. A turma da fazenda, então, começou a descer para ver o que tinha acontecido. Logo acionaram o corpo de bombeiros. Ficamos muito assustados, principalmente quando descobrimos que se tratava de pessoas conhecidas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *