E-mail pra Dona Bibi

Foto de Mãe Bibi

Ei, gatinha, meu muito bom dia. Vamos acordar logo, morena que hoje tem muita coisa boa. Pra começar, o teu bisneto, o Filipe, filho da tua neta Tâmara, com o Eunatan, completou dois aninhos ontem. O pirralho está uma fofura. Quase não consigo carregá-lo. É invocado com música. Vive a dedilhar uma guitarra que ganhou de presente no Dia das Crianças e a cantarolar músicas variadas. Algumas, acho que são frutos da criatividade, já que não entendo bulhufas.

Super educado o teu bisneto. Qualquer gesto, em favor dele é recebido com um “muito obrigado”. Irias caducar o tempo todo com ele, se aqui estivesse. Agora, imagine a situação aqui do teu pretinho. Caducando com o Filipe e doido pra dar um amasso no Pedro Miguel, filho do Segundo, que reside em São Paulo. Outro fofo, de olhos lindos e grandalhão, como o pai. Mas tudo é motivo pra felicidade, morena, menos a tua ausência, que completará meio século em dezembro. Mas a vida é assim mesmo.

São Luis ta uma lástima, cidadã. A insegurança agora tomou conta de tudo. As escolas se transformaram em ambiente de medo. Tudo por conta de duas famigeradas gangues instaladas na antiga Ilha do Amor. Recentemente assassinaram uma estudante da escola Vinícius de Moraes, ali na área do Olho D’água. O culpa dele foi de pertencer a uma facção rival a dos criminosos, todos menores.

Logo em seguida, na escola Sá Vale, anexo do Cintra, no Anil, espancaram um jovem evangélico,m que é sobrinho do secretário de Segurança, Jefferson Portela. O rapaz foi parar na UTI do Socorrão. Tudo por pura maldade. Tá uma situação complicada por aqui, gatinha.

Nos bairros nobres da capital, neguinho ta vendendo as casas, em busca de apartamentos, onde há um clima de maior segurança. Na periferia, as famílias não podem mais se reunir à noite na porta de casa para um dedo de prosa. A bandidagem proibiu esse antigo costume aqui  da terra.

As missas noturnas da Igreja do Carmo, ali na João Lisboa, também foram proibidas pelos marginais. Eles estabeleceram um toque de recolher no Centro Histórico a partir das 18 horas. Um sufoco danado agora, mamma mia, morar na antiga Atenas Brasileira.

Ah, morena, fuzuê danado em Brasília. Dona Dilma decidiu mexer agora em outro vespeiro. Vetou a PEC da Bengala, aquela que estabelecia aposentadoria para os ministros dos tribunais superiores, com extensão aos demais servidores públicos, aos 75 anos.

*

Ela argumenta, no veto, que a matéria seria prerrogativa do Executivo, já que os servidores em questão são da União e não do Congresso. Vai haver retaliação, podes acreditar, minha fofinha.

*

O bate chapa pelo comando do PMDB do Maranhão vai ser como Flamengo e Vasco. Deverá sair faísca. A direção do partido está entre o senador João Alberto e a deputada Andrea Murad. Dá pra entender, não dá?

*

Tão dizendo, por lá, que se o senador João Alberto Perder a parada, deverá se alistar no exército de Flávio Dino, por entender que o grupo Sarney estará lhe apunhalando, depois de mais de quatro décadas de convivência.

*

Falando em partido, o vereador Francisco Carvalho subiu vários degraus na escala partidária. É presidente estadual do PSL e foi eleito, na última sexta-feira, vice-presidente nacional da sigla.

*

Já o vereador Josué Pinheiro continua no mato sem cachorro, em se tratando de partido. Deixou o PSDC, hoje sob o comando do deputado federal Aluísio Mendes e está sem filiação. Foi conquistador de mais de 10 mil votos na eleição passada, muitos partidos não o querem por perto.

*

O deputado estadual Fernando Furtado (PC do B), está mudo. Como curió na muda. Depois de provocar uma crise sem precedentes com a igreja, com os índios e com o Judiciário, decidiu se recolher a um silêncio sepulcral.

*

O secretário de Educação do Município, Geraldo Castro, deve se preparar para futuros bombardeios a respeito  de recursos federais. Falam isso pela Câmara Municipal e também na própria pasta que dirige.

*

Falando em secretarias, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior deveria fazer uma reciclagem em sua assessoria. As reclamações são muitas, sobre tratamento dispensado e a falta de competência de muitos auxiliares.

*

O deputado Júnior Verde (PRB) ainda se preocupa quando se toca no assunto de fraude no setor pesqueiro do Maranhão, juntamente com o colega de parlamento, Edson Araújo (PSL).

*

O ex-deputado Clodomir Paz, foi integrado à assessoria do senador Roberto Rocha. Paz é considerado um político experiente e conciliador.

*

Não parece muito fácil a situação do prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro. Com  uma rejeição que supera os 80%, dificilmente terá probabilidades de tentar a reeleição.

*

Dizem por lá, que na realidade, Josemar não administra, porque seria tutelado pelo vice, Marconi Lima, um advogado que tem sua banca especializada em assuntos municipalistas.

*

Outro  administrador municipal que enfrenta muitos dilemas, é o de Cururupu, Júnior Franco. É altamente rejeitado pela população daquela cidade.

*

Não dá para entender o sumiço do deputado federal Rubens Pereira Júnior (PC do B). Muito atuante na Assembleia Legislativa, está apagado na Câmara Federal.

*

A deputada federal Eliziane Gama mirou o céu e o tiro lhe atingiu o pé, ao deixar o PPS e se filiar na Rede da Marina. Pensou que ganharia a liderança e necas de catibiriba.

*

Quem também anda sumido do noticiário é o ex-deputado federal Lourival Mendes, que perdeu o controle do PT do B no Estado, no município e onde é que tivesse influência.

*

O médico João Bentivi canta de galo e diz que será o candidato do PRTB a prefeito de São Luis. No início da semana, esteve em São Paulo discutindo o assunto com a direção nacional da sigla.

*

O Corinthians deverá dar mais um passo hoje, em busca do Campeonato Brasileiro. Pegará o Flamengo, freguês do Vasco da Gama.

 

*

Bem, minha gata, com essa, teu pretinho se despedirá neste domingo por aqui, prometendo retorno na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi bacana com o teu pirralho.

*

Beijão deste filhote, que jamais te esquecerá

Djalma

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *