Presidente do BNDES pede demissão, em meio a denúncias envolvendo o banco

Maria Silvia Bastos Marques pediu demissão da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), informou o banco em nota. O diretor Ricardo Ramos, funcionário de carreira, assume interinamente o cargo.

A saída da executiva acontece após o acirramento da crise no governo de Michel Temer e em meio a denúncias envolvendo operações do BNDES em gestões anteriores. A decisão foi motivada por “razões pessoais”, segundo comunicado do banco, e ela teria informado Temer pessoalmente nesta sexta-feira (26).

Maria Silvia havia sido indicada há pouco mais de um ano, em 16 de maio, e empossada em 1º de junho do ano passado. Ela foi a primeira mulher a ocupar o posto.

A informação sobre a demissão foi confirmada pelo Palácio do Planalto. Em nota, Temer diz que ela presidiu o BNDES “de forma honesta, competente e séria por pouco mais de um ano” e que “seu trabalho honrou o governo e moralizou um setor estratégico para o país, despolitizando a relação com o setor empresarial e elegendo critérios profissionais e técnicos para a escolha de projetos a serem contemplados com financiamentos oriundos de recursos públicos”.

Empresários teriam reclamado de Maria Silvia

No começo deste mês, o site da revista “Época” chegou a afirmar que Temer havia dado um prazo de três meses para o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, encontrar um substituto para comandar o banco. Segundo a revista, Maria Silvia estaria sendo alvo de reclamações ostensivas de empresários que a acusavam de fechar o caixa do banco estatal. O Planalto negou que tivesse tal intenção.

Gravação da conversa entre Joesley Batista, da JBS, e Temer mostra que o empresário criticou a atuação de Maria Silvia. “Está bem travado”, disse ele.

PF investiga favorecimento à JBS

O BNDES é investigado na operação Bullish, da Polícia Federal, por suspeita de fraudes e irregularidades na concessão de recursos para o grupo JBS. Entre os alvos da operação estão Joesley Batista e o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho.

Segundo a PF, R$ 8,1 bilhões teriam sido liberados com velocidade recorde, a partir de junho de 2007, para que o grupo comprasse empresas do ramo frigorífico, inclusive no exterior. O dinheiro teria permitido à empresa se tornar uma das gigantes mundiais de processamento de carne.

As transações geraram um prejuízo aproximado de R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos, estima a PF.

A associação dos funcionários do BNDES rebateu as acusações de envolvimento de técnicos da instituição em irregularidades e classificou-as como “descabidas”.

Comunicado interno

Em comunicado interno distribuído nesta sexta aos funcionários, Maria Silvia informa que toda a diretoria, que chegou ao banco junto com ela há cerca de um ano, seguirá no cargo.

Aos funcionários do BNDES, Maria Silvia alegou motivos pessoais para renunciar. “Deixo a presidência do BNDES por razões pessoais, com orgulho de ter feito parte da história dessa instituição tão importante para o desenvolvimento do País”, diz o comunicado, fazendo referência à sua passagem anterior pela diretoria do banco, no início dos anos 1990.

Maria Silvia buscou também enaltecer o quase um ano de gestão à frente do BNDES, durante o qual diz ter buscado “olhar para o futuro, estabelecendo novos modelos de negócios e estratégias para o banco, sem descuidar do passado e do presente, sempre tendo em mente preservar e fortalecer a instituição e seu corpo funcional”. O comunicado interno termina desejando boa sorte a todos os funcionários.

 (Com reportagem de Luciana Amaral, Gustavo Maia e agências de notícias)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *