Servidores do DETRAN/MA fazem paralisação de advertência

Por Mauro Garcia

Os servidores do DETRAN-MA paralisaram as atividades na manhã desta quarta-feira (21), em todo Estado do Maranhão.

A greve de advertência foi uma resposta ao descumprimento do acordo por parte do Governo do Estado, após uma assembleia geral realizada pelo sindicato da categoria, na ultima segunda feira (19), que atinge as Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANs).

A paralização aconteceria ainda no mês de abril deste ano, mas foi suspensa por conta da negociação com o Governo do Estado, ja que a categoria acreditava no bom senso do Palácio dos Leões, na contraproposta oferecida pelo sindicato. Como não houve resposta, após dois meses de espera, os servidores resolveram fazer uma paralização de advertência.

Segundo Perez Silva da Paz, presidente do (SINDET – MA), o objetivo é retomar o dialogo com  governo  e que  seja cumprida   a agenda de reuniões prometida nos prazos estabelecidos pelo próprio governo em  negociação  com o sindicato no mês de abril

A ultima reunião entre o governo e o sindicato aconteceu no dia 22/05, sem nenhum avanço  nas negociações;  a proposta do executivo   favorecia  apenas os  servidores que entraram através do último concurso público não estendendo   aos demais , sendo  recusada e repudiada por ampla maioria

O Sindicalista Kleber Cutrim, que é diretor da ASERP / São Luís, também marcou presença  na manifestação  dos servidores do DETRAN/MA ,  disse   que a reivindicação dos servidores é justa e a categoria vai ficar unida  para o fortalecimento  da classe sindical.

A greve poderá ser deflagrada por tempo indeterminado, se caso não houver dialogo entre o governo Estado e os servidores.

Veja as 10 pautas de reivindicações:

1. Concurso Detran 2017 (fim da terceirização ilegal), com a criação dos cargos propostos no processo n. 149131/2016 e reajuste nas tabelas de vencimentos.

2. Recomposição da inflação de 2014, 2015 e 2016 – respeito ao art. 37, X, da Constituição Federal.

3. Auxílio-alimentação (decreto n. 30.737/2015): reajuste com base na inflação de 2015 e 2016, e pagamento nas férias e licenças.

4. Criação da Gratificação por Desempenho em Atividade de Trânsito – GDAT (Processo No 149121/2016).

5. Criação da Gratificação por Desempenho da Função de Examinador de Trânsito – GRAET (Processo No 149129/2016).

6. Criação do Adicional de Incentivo à Qualificação – AIQ (processo No 149137/2016).

7. Criação da Gratificação Especial de Atividade no Detran-MA – GEAD (destinada à justiça salarial para os servidores da administração geral lotados no detran).

8. Regularização do exercício das coordenações nas Ciretrans.

9. Adequações e reformas estruturais nas Ciretrans;

10. Pagamento das substituições de chefia (art. 46 da lei 6.107/1994

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *