José Reinaldo participa de café da manhã com entidades do mercado sucroalcooleiro

Buscar a celeridade da taxação da importação de combustível, agregar forças no Congresso Nacional e fortalecer as ações do RenovaBio. Esses foram os objetivos do café da manhã promovido pela Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, realizado hoje (28), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O Renovabio – Eficiência energética e descarbonização é uma nova política de expansão dos biocombustíveis, que contribuirá para o cumprimento das metas ambientais brasileiras. Uma das diretrizes é a taxação do combustível importado. Apenas nesse primeiro trimestre o país importou 403% a mais de etanol que no mesmo período de 2016, apesar da produção nacional ser capaz de abastecer o mercado interno.

Entusiasta do movimento apoiado por 21 entidades, o deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB/MA) explicou que a importação cria grandes problemas no setor, inclusive no Maranhão, e isso torna inviável a produção de álcool por conta dos altos impostos brasileiros.

“Dessa forma, o álcool que vem dos Estados Unidos acaba tendo preço muito mais baixo e ninguém entende o motivo. Esse setor emprega muita gente e é muito importante para a viabilidade econômica do Nordeste”, explicou ele.

Ainda segundo Zé Reinaldo, há um espaço gigantesco para a produção de álcool no Brasil, um combustível limpo que emprega muita gente. “Estamos empenhados em ajudar o setor para que funcione e ajude a criar muitos empregos, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *