E-mail pra Dona Bibi

 

Olá, minha preta, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas a encontrem no bem bom por aí. Por aqui, o clima é de Copa do Mundo. Euforia por conta da classificação da seleção brasileira para as oitavas de final, quando pegará o México nesta segunda, já na fase do mata-mata. Passamos fácil pelos gigantes sérvios.

O Neymar, ainda não encantou ninguém na Copa, apesar de haver marcado um golzinho contra a Costa Rica. Surpresa, e das boas mesmo é o Phelipe Coutinho. Joga sério, tem postura, usa cabelo de macho e não treme na base. Tem sido a solução nos momentos mais difíceis do escrete canarinho.

As empresas pública decretaram ponto facultativo em dias de jogos do Brasil na Copa. Nesta segunda, por exemplo, quase tudo fechado. Ainda vivemos sob as emoções do Carnaval e do futebol. Esse é um país que vai pra frente, quando a polícia corre atrás.

 

Vamos agora às mais interessantes da semana:

*

O STF deu mais um passo atrás, por conta da decisão do trio que neguinho chama de os “Três Porquinhos”. São os ministros Ricardo Lewandoski, Gilmar Mendes e Dias Tófolli. De uma só tacada, puseram em liberdade o famigerado Zé Dirceu e inocentaram a senadora Gleisi Hoffman e o marido dela, o ex-ministro Paulo Bernardo.

*

Fazem parte da famosa 2ª Turma, mais preocupada em liberar os bandidos  de colarinho branco. Dias Tófolli, por exemplo, tem razão para agir assim. Desprovido de elevado saber jurídico, nunca passou em concurso e só chegou ao STF porque foi advogado do PT.

*

Depois de empossado como ministro, recebeu propina de R$ 40 mil da Caixa Econômica, para comemorar o aniversário e viajou para a ilha de Capri, na Itália, sob as expensas de um advogado quer atuava no STF e tinha o próprio ministro como relator de um dos processos. Honestidade e imparcialidade aí passaram foi longe.

*

Ah, Bibi, ia esquecendo, um cidadão que trabalha no DNIT e que exerceu por algum tempo cargo de chefia em São Luis, me colocou nas barras da Justiça Federal. Ele perseguia funcionários e eu o denunciei.

*

Mais uma vez recorri ao amigo Emanoel Viana. Ganhamos a parada, de lambuja. Em nossa primeira audiência, ele levou uma carrumbamba de testemunhas. Duas delas entraram em contradição. Eu quebrei o protocolo e alertei o juiz e a promotora.

*

Vivemos o clima de Copa e também de eleições. A Daniella Tema, esposa do Cleomar, prefeito de Tuntum e presidente da Famem, vem fazendo a diferença, como postulante a uma vaga na Assembleia Legislativa.

*

Simpática e muito carismática, tem um discurso envolvente. Vem recebendo apoios de norte a sul do Estado. Com certeza será a dona de uma das 42 cadeiras no Legislativo Estadual a partir do próximo ano.

*

Falando em eleição, soube que um emissário governista teria entrado em contato com o deputado Eduardo Braide, no sentido de uma reaproximação com o Palácio dos Leões. Não teria recebido resposta.

*

O problema do Braide é que ele ainda está bem na fita, por conta da surpreendente votação obtida em 20016 para a prefeitura de São Luis. Mas isso não justifica sua indecião quanto à disputa pelo governo do Estado.

*

Tem que dizer e logo se é ou não candidato. O povo não gosta de indecisos. A própria deputada Eliziane Gama pagou7 um pesado ônus por conta disso. Durante as eleições municipais, chegou a pintuar acima de 40 por cento e acabou a disputa na quarta colocação.

*

O deputado Edilázio Júnior está enxugando gelo com essa história de impeachment do governador Flávio Dino. Mesmo que sua propositura seja acatada pela Mesa Diretora, será destroçada em plenário. Quem viver verá.

*

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil se rendeu aos encantos palacianos e declarou total apoio ao governador Flávio Dino. Levou a tiracolo mais 15 vereadores. Um gol de placa da articulação governista.

*

Agora, Gentil terá de conviver em harmonia com o grupo comandado pela ex-deputada Cleyde Coutinho, que é, atualmente a sua principal adversária, uma vez que ele tem como vice, Paulo Marinho Júnior.

*

Interessante é que o pai de Paulo Marinho Júnior, o ex-deputado e ex-prefeito Paulo Marinho, já foi enjaulado umas duas vezes. A primeira por conta de um processo de fraude na venda de ações da Cemar, quando era prefeito e a segunda por falta de pagamento de pensão alimentícia, mas parte da população caxiense o ainda tem como líder.

*

Olha, Bibi, perdemos, esta semana, o estimado Jânio Arlei, jornalista que revolucionou a crônica policial televisiva, com o Bandeira 2, campeão de audiência da TV Difusa, entre as décadas de 1990 e 2000.

*

Sucumbiu ao álcool e às drogas. Chegou a ser internado para desintoxicação, mas acabou fazendo sua viagem celestial. Semanas antes, havíamos perdido o Luis Fernando Pinto, do Zoom Zooom Noturno, que mostrava as estripulias  nas noites de São Luis.

*

Ia esquecendo, Bibi, mas a Polícia Civil do Maranhão está devendo uma resposta ao povo. É com relação aos receptadores das cargas roubadas pela quadrilha chefiada pelo delegado Thiago Bardal e coronéis e outras patentes da Polícia Militar.

*

Até parece que o crime compensa por aqui. Tá todo mundo solto, lépido e fagueiro e nunca se tocou nos nomes dos receptadores das cargas contrabandeadas.

*

O que se sabe é que, dentre os receptadores, só gente graúda. Daí o silêncio sepulcral da polícia em torno do assunto. Tudo ficou como dantes, no quartel  de Abrantes.

*

E o Sampaio Correa vai para o final da Copa do Nordeste, contra o Bahia. Deverá conquistar mais um título interestadual, para alegria do deputado Sérgio Frota. Isso facilitaria sua reeleição para a Assembleia Legislativa.

*

Tô ficando velho, mas feliz, Bibi. São quatro os netos agora. Ontem nasceu Noah, o segundo da Tâmara, irmão do Filipe. Chegou lindo e joiado. São teus bisnetos, agora, além deles dois, a Milena, filha do Marco Aurélio e o Pedro Miguel do Djalma Segundo. Deus é bom demais.

*

Bem, minha gata, com essa teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno no próximo final de semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi bacana com esse teu pimpolho.

*

Beijão desse teu filhote que jamais deixará de te amar

Djalma

N.E- Bibi é Benedita Rodrigues, mãe do editor. Ela faleceu em 8 de dezembro de 1965, aos 28 anos de idade.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *