E-mail pra Dona Bibi

Ei minha fofa, muito bom dia! Na certeza de que estas poucas e mal traçadas te encontrem numa boa por aí, ao lado do Criador, vou logo informando que por aqui, as coisas vão de mal a pior. Muitas notícias que estão longe de fazer alegria.

Em São Luís, por exemplo, a semana foi fechada com pelo menos dois episódios de fazer o mais duro dos homens ir às lágrimas. Dois irmãos, de 14 e 13 anos, respectivamente, morreram afogados na praia do Araçagy. O menor estava se afogando e, o outro, na tentativa de salvá-lo, acabou morrendo também, naquela história do abraço de afogado.

Lembras que te falei que anos atrás, quando não tínhamos ainda um teto, eu e a Elineusa tentamos adquirir um imóvel no Residencial Pinheiro, próximo à Cohama e não conseguimos? Pois bem, o conjunto habitacional foi palco, na última quarta-feira  de uma cena animalesca, propiciado por uma enfermeira.

A tresloucada mulher simplesmente atropelou, propositadamente, um casal de cães que havia se evadido da casa dos donos. A cadela morreu instantaneamente. O cachorro escapou e pelas cenas levada às redes sociais posteriormente, ele ficou traumatizado física e psicologicamente.

O assunto ganhou o noticiário nacional. O instinto  assassino da tal enfermeira não a livra da culpa, porque as cenas são muito claras. Ela dirigia vagarosamente e, quando os cães cruzaram a frente do veículo ela acelerou. Acho que tinha vontade de fazer isso era com um ser  humano. Artistas de renome internacional, como Anitta repudiaram a brutalidade da mulher.

Vamos agora a outras interessantes.

Ainda estou triste, mulher e isso já é um assunto de família. Dona Neném, na realidade, dona Neusa Castro,  mãe da minha sogra Elineide e consequentemente avó da Elineusa, fez sua viagem celestial na última quarta-feira, após um longo período de enfermidade.

*

Costumava chegar na residência dela, na Vila Luisão e lhe aporrinhar, principalmente após a morte do marido, seu Domingo. Na brincadeira, aconselhava-a a arrumar um novo parceiro, acrescentando  que ainda estava em forma.

*

No começo se zangava e depois se acostumou com as brincadeiras. Chegava lá e era como se estivesse em casa. Tive que ser muito duro para não desabar, principalmente durante o enterro, com os familiares exprimindo toda tristeza, todo o sentimento, de quem perde a matriarca. Ela foi um mês após o falecimento de um de seus filhos, o Manoel.

*

A Elineusa, coitada, assim como dona Elineide, sofreu muito. É que era muito agarrada com a avó e sempre me falava bem dela, porque lhe fazia as vontades quando criança. Coisa triste, coisa chata, acompanhar velório e enterro, principalmente  de quem a gente gosta.

*

Olha Bibi, a campanha de rua começou. Logo nos dois primeiros dias, vi só movimento do Duarte Júnior, aquele que foi do Procon.  Botou bandeiraços nas ruas da cidade, tanto no São Francisco como  na Cohab.

*

Mas a coisa promete esquentar daqui pra frente. O TRE/MA vai ter trabalho dobrado. A maior disputa na realidade é entre  o governador Flávio Dino e Roseana Sarney.

*

Ninguém dá refresco pra ninguém. Já entraram com pedido de inelegibilidade do governador. Afirmam que ele é candidato sub judice e por aí vai. Pode aguardar       que haverá um festival de impugnações dos dois lados. Depois me diga se não tenho razão.

*

Em mais uma pesquisa do Instituto DataIlha, Flávio Dino aparece vencedor em primeiro turno, com 61% de intenções de votos, contra apenas 32% de Roseana Sarney. O que estranhei  é que não divulgaram a pesquisa  para o Senado, já que elas são sempre feitas em conjunto.

*

Na disputa pela presidência da República, os petistas continuam fazendo das deles. Querem que a Justiça Eleitoral acate o pedido  de registro de candidatura do Lula, que está preso por ladroagem.

*

Todo mundo sabe que Lula não é um preso político. É um político preso e por corrupção. Foi julgado e condenado em primeira e segunda instâncias. A lei diz que quem foi condenado dessa forma não pode disputar eleição.

*

Mas os petistas insistem em pedidos e mais pedidos de liberdade e pedem registro da candidatura. O TSE deve se manifestar rápido sobre esse assunto, até para acabar com essa novela.

*

Os policiais federais lá de Curitiba, onde  o líder máximo do PT está preso, se dizem indignados. Afirmam que ele usa a superintendência do órgão como comitê político e já pediram para que seja transferido para outro local.

*

Sem Lula na disputa, o Bolsonaro lidera. Deve cair em meio à campanha. Calado, seria um grande poeta, conforme afirmou certa vez o Romário sobre o Pelé.

*

Toda vez que o Bolsonaro concede uma entrevista,  cria uma polêmica. Tem também o Cabo Daciolo, outro que seu silêncio seria uma grande loquacidade na política. A Marina Silva está calada nesta campanha O Geraldo Alckmin, que tem apoio do Centrão – aquela renca de partidos oportunistas-, começa a crescer alguns pontinhos, mas seu passado inicia a ser vasculhado.

*

São 13 candidatos presidenciais e outro que se fizesse o favor de permanecer calado por alguns dias aumentaria sua performance eleitoral, é o Ciro Gomes. O homem tem um ímpeto danado para insultar os outros. Seja onde for e quem for. É jornalista, é adversário e quem mais não esteja envolvido em seu projeto de poder.

*

Para que tenhas uma ideia, estava em Brasília e fui participar de um jantar entre eles, centenas de prefeitos e alguns deputados. Ele já começou esculhambando a classe política. Acho que tem problemas nos neurônios.

*

E tu nem sabes! O FCH, líder principal dos tucanos, concedeu entrevista esta semana, afirmando aceitar apoio do PT no segundo turno, em torno da candidatura de Geraldo Alckmin. E assim funciona a política brasileira, minha gata.

*

Notícia alegre mesmo ficou por conta de tua neta, a Lívia. Foi ontem ao Shopping São Luis e voltou saltitante de alegria. Posou para foto ao lado da minha amiga Arlete Pontes, uma guerreira incansável na arte de ajudar os necessitados.

*

Ela estava coordenando mais uma edição do Mc Dia Feliz, campanha que arrecada fundos e donativos para as crianças internadas no Aldenora Bello. Arlete é uma grande mãe, uma grande esposa. É casada com o vereador Jorge Pontes, de Raposa, mãe do Jorge Segundo, que foi chefe de gabinete na Câmara Municipal de São Luis. Uma grande família.

*

Olha, com essa, teu pretinho vai se despedindo por aqui, garantindo retorno no próximo domingo, se Deus quiser.

E ele quer, porque sempre foi legal, sempre abriu as portas  para este teu pimpolho.

Beijão desse filhote que jamais deixará de te amar.

Djalma

N.E- Bibi é Benedita Rodrigues, mãe deste editor. Ela fez sua viagem celestial em 8 de dezembro de 1965, quando tinha apenas 28 anos de idade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *