E-mail pra Dona Bibi

Olá, gatinha fofa, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas venham a encontra-la com alto astral por aí. Por aqui, cidadã, o problema são as chuvas. Elas estão torrenciais e já provocaram dramas de norte a sul do Maranhão. Para que tenhas uma ideia, pelo menos 13 municípios estão sob estado de emergência. Já morreram pessoas em Açailândia, Imperatriz e centenas estão desabrigadas em várias cidades. Parte de Imperatriz está submersa.

Em São Luis, as coisas também vão de mal a pior. As chuvas que se abateram em março, batendo recordes anteriores, estão com mais consistência agora em abril, e, de acordo com as previsões metereológicas, vão aumentar ainda mais. Valha-me Deus!.

Interessante foi que, durante um temporal que alagou parte da cidade, um condomínio situado na Cohab quase é posto a pique pela chuvarada. Muitos moradores foram desabrigados. Aí a Justiça e o Ministério Público descobriram que os apartamentos foram construídos em local inadequado, que o Estado havia vendido para a construtora, um terreno, que, na verdade pertence é à Prefeitura e que ali não poderia ter sido feita nenhuma edificação, por ser uma área pública.

Com isso, decidiram que a  empreiteira vai ter que demolir o prédio. Ora bolas! Me comprem um bode, como diria o saudoso Renato Sousa. Como é que neguinho passa mais de um ano construindo uma penca de apartamentos e só depois que uma chuva alaga o prédio é que descobrem que tá tudo errado?

Isso faz lembrar Bibi, o Gran Park ali no Calhau, nas barbas do Ministério Público e no bigode da Justiça. A Franere destruiu vorazmente 28 hectares de babaçual, palmeira até então  protegida por lei e só depois que a rapaziada já tava era reformando apartamento foi que o Ministério Público do Meio Ambiente entrou com uma ação e toda aquela coisa e loisa. Os prédios tão, lá, mudaram até a lei e o MP ficou com cara de Nhô Zé.

É, mas a confusão era com uma poderosa empresa da construção civil. Quando é com pobre coitado que quer vender um lanchinho pra defender a boia das crianças em qualquer ponto de São Luis, MP e Justiça agem rápido, acionam a Polícia e o cacete anda é certo. Coisas do Brasil e do Maranhão.

Vamos agora às mais importantes da semana.

*

Fui levar tua neta, a Lívia pra escola. Como estava demorando a se arrumar, comecei a apelar:

-Cuida minha  ministra, vambora..

Ela se intrigou com o tratamento.

Aí disse porque a estava chamando de ministra. É porque os deputados do PT decidiram que o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, era uma tchucatchuca para com os poderosos, durante audiência pública na Câmara Federal. Como ela sempre foi minha tchuquinha, por isso a estava chamando de minha ministra.

*

Falando nisso, que coisa horrorosa o comportamento dos deputados federais da chamada esquerda, durante a audiência pública em que o Paulo Guedes foi vender seu peixe, a respeito da reforma da Previdência, hein Bibi?

*

Os parlamentares demonstraram total despreparo para uma discussão  de tamanha importância como essa. Mostraram que estão apostando é naquela do quanto pior melhor. Ora, se o PT passou 13 anos do poder e não avançou na questão, isso já mostra a qualificação do partido em relação ao assunto.

*

Mas o herói da esquerda naquele dia foi mesmo o deputado Zeca Dirceu, filho do famoso Zé Dirceu, que saiu dia desses do xilindró, mas que pode retornar ainda a qualquer momento para a “cheirosa”, por conta  ainda de sua liderança no esquema do Mensalão.

*

O Rei Pelé anda meio aperreado lá na França. Esta internado por conta de uma renitente infecção urinária. Ele já anda sem saúde há algum tempo. Na Copa do Mundo da Rússia, não pôde comparecer porque estava de cadeira de rodas e, agora, encara esse problema da infecção.

*

Interessante, Bibi, é que Pelé foi um superatleta, que jamais esteve relacionado a excesso das noitadas e bebidas,  como a maioria de seus colegas, mas só vive doente, aos 78 anos.

*

Aí, lembro o Martinho da Vila, que  completou 81 anos em 12 de fevereiro e alardeia pra todo mundo que é um boêmio incorrigível, perde noites de sono, fuma e bebe e nunca se viu ouvir que ele esteve num leito de hospital. São coisas da vida.

*

Bibi de Deus! Pede pro homem aí nos socorrer. O preço do pescado por aqui já está pela hora da morte. Como sempre, aproveitam a proximidade da Semana Santa para meterem a mão no bolso do pobre consumidor.

*

Fui lá na venda de pescados da Camboa e um quilo da pescada vermelha já bateu nos R$ 30. Isso significa que vai chegar a quase R$ 50, até a Sexta-Feira da Paixão. Também, ninguém nos protege. Cadê o Procon? Pelo visto, tal órgão agora está servindo mesmo é como suporte pra eleger deputado.

*

Falando nisso, o deputado Duarte Júnior, que se elegeu com a bandeira do Procon, arruma um adversário todo dia na Assembleia Legislativa. Briga com oposição e até mesmo com os colegas da base aliada. Desse jeito fica difícil continuar na política.

*

A Itamargerethe está botando pra quebrar com o diretor da Lacmar, o Paulo Braide Júnior. O homem já tem pelo menos duas denúncias na Delegacia da Mulher, por conta de assedia sexual contra funcionárias do laboratório que dirige. Se não aceitam a proposta do teste da cama,  vão pro olho da rua.

*

A Secretaria de Educação do Município errou feio, ao demitir uma professora seletivada que estava grávida. A Justiça corrigiu a situação. Mas atos como esse criam problemas para a imagem do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Assessor que cria situações delicada é melhor virar ex-assessor.

*

Bem, Bibi, com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno no próximo domingo, se Deus assim permitir. E  ele vai permitir, com toda certeza, porque sempre foi legal com essa cidadão.

*

Beijão deste filhote que jamais deixará de te amar.

Djalma

N.E- Bibi é Benedita Rodrigues, mãe do editor. Ela faleceu em São Luis aos 28 anos de idade, no dia 8 de dezembro do ano da graça do Nosso Senhor, de 1965.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *