Mais um índio é assassinado no interior do Maranhão

 

Um índio identificado como Durivan Soares Guajajaras, de 28 anos, foi morto com golpes de faca na madrugada desta sexta-feira (13), durante uma festa realizada no município de Amarante do Maranhão, a 687 km de São Luís.

Segundo a polícia, o crime aconteceu na localidade Vila Industrial, e teria sido motivado pela suspeita do envolvimento da vítima com o tráfico de drogas. Além de Durivan Soares, um homem reconhecido como Roberto do Nascimento Silva, 31, também foi assassinado com golpes de faca na mesma festa.

Ainda segundo a PM, o indígena era usuário e tinha envolvimento com o tráfico de drogas na região, fato que pode ter motivado o crime. A morte de Durivan Soares e Roberto do Nascimento aconteceu durante uma festa na localidade Vila Industrial.

Ao G1, o tenente-coronel Jorge Araújo Júnior, comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar de Amarante, informou que as investigações do caso já estão em andamento, e que, até o momento, os autores do crime ainda não foram identificados e localizados.

O militar também informou que o Instituto Médico Legal (IML) já está tomando as providências cabíveis em relação aos corpos das vítimas.

Casos mais recentes

Em 2019, outras três mortes aconteceram em um período de menos de um mês após mais de um ano sem assassinatos de indígenas no Maranhão. Os três casos que estão sendo investigados pela Polícia Federal apresentam características de emboscada.

 

O primeiro caso foi registrado em uma na Terra Indígena Arariboia, na região de Bom Jesus das Selvas, no dia 1º de novembro. Neste confronto morreram o índio Paulo Paulino Guajajara e o madeireiro Márcio Greyuke Moreira Pereira. O indígena Laércio Guajajara, primo de Paulino, ficou ferido. A PF investiga o caso e disse que vai divulgar a conclusão do inquérito nos próximos dias. A principal linha é que a morte tenha sido causada pela disputa territorial com madeireiros, que exploram a área de forma ilegal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *