Câmara de Raposa homenageia personalidades  nesta sexta-feira com a Medalha Antônio Pucal

A Câmara Municipal de Raposa encerra suas atividades de 2019 nesta sexta-feira (27), a partir das 18 horas, com uma concorrida sessão solene, em que 31 pessoas que têm  relevantes serviços prestados ao município serão condecoradas com a Medalha do Mérito Legislativo “Antônio Pucal”. Na relação de homenageados constam advogados, lideranças comunitárias e religiosas, desportistas, militares e pessoas oriundas dos mais diversificados segmentos sociais.

A Medalha do Mérito “Antonio Pucal” foi instituída através de um Projeto de Decreto Legislativo de autoria do presidente da Câmara Beca Rodrigues, com  o objetivo de reconhecer os méritos daqueles pessoas que, em suas áreas de atuação tenham contribuído de alguma forma para o desenvolvimento do município.

“É uma homenagem mais do que justa para com aqueles que prestam serviços de relevo para o nosso município. Seja na área da segurança, da saúde, do esporte, do lazer e também àqueles que exercem seu sacerdócio na religião”, afirma o vereador Beka Rodrigues. Cada vereador escolhe três homenageados.

QUEM FOI  ANTÔNIO  PUCAL

 Nascido no dia 8 de abril do ano de 1929, na cidade de Acaraú, no Ceará, Antônio Ferreira dos Santos, conhecido historicamente como Antônio Pucal, chegou à área hoje conhecida como município de Raposa, em setembro de 1947, conforme relatos de seus familiares.

Foi o primeiro morador da Ilha de Pucal e, por este motivo, teve o nome da praia adicionado ao seu primeiro nome, lhe eternizando como o personagem da fundação de Raposa pelo apelido Antônio Pucal.

Antônio Pucal, foi um dos pioneiros no povoamento da Raposa, no final dos anos 1940 e, ao lado de outros pescadores desbravadores, como José Martins, José Maria Castelo, Tirite e Francisco Carlos dos Santos (Chico Noca), deu início a colônia de pescadores cearenses que posteriormente povoaria toda a região. Pucal estabeleceu-se com sua família e desenvolveu os trabalhos na pesca de curral.

Antônio Pucal casou-se com Francisca de Vasconcelos dos Santos, também natural de Acaraú,  teve duas filhas, as senhoras Raquel de Vasconcelos dos Santos e Maria Zeli dos Santos Silva, nove netos, sendo que dois já faleceram e 9 bisnetos.

Antônio Pucal faleceu no dia 10 de marco de 2004 e sua esposa, em 07 de fevereiro 2012.

 

Veja  quem cada vereador está homenageando

VEREADOR BEKA: Francisco de Assis Vieira, João Gabina de Oliveira e Nelita de Lourdes Campos, Janeilton Viegas, Raimundo Assunção Neto, Ivanda Fonseca Silva, Udes  Lemos da Cruz Filho.

VEREADORA ELIENE: Edna Soares Dias, Maria Francisca Reis Trindade e Eduardo Mota.

 VEREADOR JOAQUIM: Jose Maria Braga, José Artur da Silva e Helben de Costa Barros.

VEREADORA ROSA: Maria Amélia Pinto Moreno e Bernardo Pereira da Cruz.

VEREADOR  WAGNER: Edilson Veríssimo de Souza, Francisco Saldanha e Edilson de Jesus da Rocha.

 VEREADOR JORGE: Graça Maria Lopes Rodrigues, Francisco Soares Reis e Amadeu Leocádio de Brito.

VEREADOR ENOQUE: Maria Eliene Sousa da Silva,  Lavina Lisboa de Souza e Walter Pedro.

VEREADOR RIBAMAR: Fabrício de Sousa Oliveira e Soraia Maria Costa Rocha.

VEREADOR LAURIVAN: Pr. Jesimiel Amorim dos Santos, Herbert Batista Mendes da Silva e João Augusto Saulnier de Pierrelevêe Bragança Nascimento.

VEREADOR VONEI:  Kleuber  Francisco Lima Silva e Alonso de Jesus Chagas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *