Recados para ela

 

Olá, minha gata, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas venham a encontra-la numa boa por aí, ao lado do Criador. Por aqui, cidadã, um clima de tristeza por conta de tragédias envolvendo membros da classe política. Primeiro foi a morte do médico Rafael Seabra, filho do prefeito de Tuntum e ex-presidente da FAMEM, Cleomar Tema, de quem fui assessor na entidade. Depois, o brutal assassinato dos pais do deputado federal e do ex-deputado estadual Júnior Verde.

O casal foi selvagemente morto a facadas, pauladas e tiros por um quarteto, numa pequena fazenda em Turiaçu. A Polícia agiu rápido, capturando um dos envolvidos e matando outro que confrontou os policiais num tiroteio. Um casal está foragido. Tem que registrar, Bibi, que parte da mídia condenou, de forma absurda, um ex-caseiro, que tinha sido demitido um mês antes.

Ele foi julgado e logo condenado por parte da mídia, porque tinha sido demitido. A Polícia felizmente acabou com essa especulação. Se fosse ele, iria pedir indenização de todo mundo que divulgou as inverdades.

Pra completar, minha fofa, na quinta-feira faleceu, de ataque cardíaco, em São Luís, a jovem Mariana Melo, filha do deputado estadual Arnaldo Melo e irmã da ex-deputada Nina Melo. São notícias, que não gosto de divulgar,. Mas é o jeito.

Bem, morena, vamos agora às mais interessantes daqui.

*

No Rio de Janeiro a maré não tá pra peixe. Vi aqui no Jornal Extra, que não é  o do  Nelson Nogueira, que ladrões conseguiram roubar um carro da Polícia Civil daquele Estado. E aí, qual a resposta que o Estado carioca vai dar para a sociedade?

*

Aqui em São Luís, vez por outra, policiais civis e militares são assaltados e perdem a arma para os bandidos. Isso é costumeiro. Em Paço do Lumiar, recentemente, um cabo da PM foi assaltado e executado por um marginal quando saía para o trabalho.

*

Mas há um episódio aqui e lá se vão mais de uma década, que aconteceu no prédio do comando geral da Polícia Militar, no Calhau. Ainda existia o Banco do Estado do Maranhão (BEM), que foi vendido para o Bradesco a preço de banana estragada.

*

Ali havia uma agência da referida instituição de crédito. E não é que num ensolarado dia de segunda-feira uma dupla assaltou o banco.? Isso mesmo. Assaltaram a agência bancária dentro da sede da Polícia Militar do Maranhão! O caso nunca foi solucionado.

*

Falando em solução, hoje estou a cobrar da Polícia algumas coisas. A Secretaria de Segurança jamais solucionou o misterioso desaparecimento de um cabo e de um soldado da PM lá em Buriticupu.

*

Como os cadáveres nunca apareceram, o Estado não pode pagar pensão aos dependentes. Com isso, ambos são considerados desertores, embora tudo aponte para uma queima de arquivo, já que eram envolvidos com irregularidades.

*

A Polícia também nunca esclareceu o assassinato de um conhecido professor na cidade de Viana. Como ele era muito conhecido e querido na cidade, moradores do município diariamente ligam para as emissoras de rádio de São Luís para fazer cobrança.

*

Olha Bibi, os donos de cerâmica aqui aumentaram o preço do milheiro do tijolo em quase 100%. O caso foi denunciado e o Procon começou a fazer fiscalização que até agora não está em dando em nada. Um dos empresários disse que foi aumento de insumos.

*

É brincadeira, Bibi. Insumo para fazer tijolo é tão somente água e barro. Estão, na realidade é fazendo cartel. O material de construção todo teve preço majorado, de cimento, areia, pedra brito até o ferro. O Procon tem que dar uma resposta mais rápida.

*

A deputada Detinha já entrou no olho do furacão por aqui. É candidata a prefeita. Já estão barafunstando  seu passado como prefeita de Centro do Guilherme. Política é assim. Botou a cara pra fora, o passado sujo emerge na mesma hora.

*

E o marido dela, o deputado federal Josemar de Maranhãozinho não perde por esperar. A indústria de dossiês já está em pleno funcionamento. Dizem que tem coisa  de arrepiar a cabeça do Esperidião Amin .

*

Ih, Bibi, vem mais uma encrenca aí para o presidente Bolsonaro. Descobriram que a esposa dele comprou, durante o tempo que estavam juntos, nada mais nada menos do que 14 imóveis. Nesse tempo, ele era deputado federal. Sai!….

*

A indústria do Carnaval pode sofrer um duro golpe em 2021. Pode não haver desfiles das escolas de samba por conta do Coronavírus. São Paulo e Rio tão decidindo isso.

*

No Rio, para que se tenha uma ideia, foram movimentados este ano R$ 4 bilhões durante a festa do Momo. Já imaginou como seria o baque no turismo se não houver o desfile, que agita o mundo inteiro?

*

A coluna Radar, da revista Veja, aponta para uma articulação entre o deputado federal Eduardo Braide (Podemos) e o grupo Sarney para as eleições municipais deste ano.

*

Muita gente atribui a derrota dele para o prefeito Edivaldo Jr., exatamente porque ele rechaçou o apoio do grupo Sarney publicamente. Agora indago: E se ele realmente fechar com os Sarney, o que pode acontecer?

 

*

A jovem advogada Maíra Passos, filha do meu amigo, o professor Iran dos Passos, da UEMA, teve o nome indicado pelo Pleno do TJ para compor a lista tríplice para membro do TRE/MA.

*

Caso consiga  sua confirmação, será a primeira mulher a integrar esse grupo. Ela teve o nome indicado pela OAB/MA e sacramentado pelos desembargadores. Faltam mais duas etapas. Uma no TSE e a outra será a confirmação do presidente Jair Bolsonaro.

*

Bem, minha fofa, com essa vou ficando por aqui, garantindo retorno no próximo domingo, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi bacana com esse tem pimpolho.

*

Beijão desse filhote que jamais deixará de te amar.

N.E. Bibi é Benedita Rodrigues, mãe do editor. Ela faleceu aos 28 anos de idade, em São Luís, na Santa Casa de Misericórdia, no dia 8 de dezembro do ano de 1965.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *