Campeão de jiu jitsu – Laranjinha sai da Ilhinha para brilhar nos Estados Unidos

(Elineusa Rodrigues-PANORAMA)

Nascido e criado em São Luís e morador  da Ilhinha, nas cercanias do São Francisco, Cássio Felipe Sousa Costa, de 21 anos o Laranjinha é, na atualidade, um dos mais destacados desportistas maranhenses, por sua projeção internacional.  Filho do ex-vereador Luiz Armando Madeira Costa e Nelma Maria Marques Sousa, começou no esporte aos 9 anos. Atualmente é  detentor da  faixa marrom de jiu jitsu e faz sucesso nos Estados Unidos, onde conquistou várias medalhas de campeão. À coluna PANORAMA, da jornalista Elineusa Rodrigues, no jornal ATOS E FATOS concedeu a seguinte entrevista:

PANORAMA – Como foi o início dessa vitoriosa trajetória?

LARANJINHA -Comecei a treinar por volta dos 9 anos de idade, quando fui realizar uma visita em determinada academia e olhei uma aula de jiu jitsu que estava acontecendo no local. Nesse momento passai a me identificar pela didática do treino e me interessei muito pelo esporte. Assim, decidi pedir para minha mãe me matricular na academia e logo comecei a treinar.

PANORAMA – O quando realmente passou a competir?

LARANJINHA -O primeiro campeonato que participei em outro estado, foi o Pan Americano na cidade de Brasília. Aceitei o desafio e consegui ser campeão na minha categoria.

De lá pra cá, foram muitos os campeonatos que participei no Maranhão, assim como em outros estados e acho muito importante essa participação de atletas em campeonatos, começando pelos estaduais e estendendo para outros locai. Essa  é uma forma de buscar evoluir a cada oportunidade.

PANORAMA- E quando começou a carreira internacional?

LARANJINHA –  Foi em 2018, quando tive a oportunidade de lutar o meu primeiro campeonato fora do Brasil, o Europeu em Portugal, e no mesmo ano, o Mundial na Califórnia, nos Estados Unidos

No ano de 2021, recebi uma proposta para treinar nos Estados Unidos. Foi  uma oportunidade muito especial para mim, e atualmente, faço parte da Academia SixBlades. Desde que cheguei já participei de vários campeonatos.

PANORAMA- Pode citá-los?

LARANJINHA–  Claro, são eles:  Dallas International Open 2021 IBJJF (Campeão categoria e absoluto);  Grappling Industries (Campeão categoria e absoluto);   Pan No Gi IBJJF 2021;  Oklahoma City Open 2021 IBJJF (Campeão categoria e absoluto e NO GI).

Na última quinta feira (24 de junho), participei do American National 2021 IBJJF, realizado em Las Vegas/ EUA, e consegui conquistar o primeiro lugar na minha categoria.

PANORAMA– O que significa esse esporte para você?

LARANJINHA -O jiu jitsu é muito mais do que um esporte para mim, vai além do tatame, sendo um estilo de vida que me proporciona muitos aprendizados, tanto pessoais como profissionais, e me faz a cada dia aprender mais, ser um ser humano melhor e buscar sempre evoluir. Além disso, o jiu jitsu me auxiliou em muitos aspectos na minha vida, me ajudando a superar barreiras impostas ao longo da minha trajetória.

Aconselho a todos um dia realizar uma aula de jiu jitsu e conhecer melhor sobre esse esporte que é tão incrível e desafiador.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *