Chico Carvalho: Articulador, campeão de mandatos e com uma brilhante trajetória

Quem atua na política do Maranhão e conhece seus bastidores sabe que o vereador Francisco Carvalho é um dos grandes articuladores na área. Bom interlocutor, daqueles que ouve mais do que fala, começou sua trajetória ao herdar o espólio do pai, José Mário de Araújo Carvalho, que faleceu quando exercia mandato de vereador da capital, após quatro mandatos de deputado estadual.

Foi impelido pelos amigos de José Mário e teve que continuar as ações pela zona rural, à época assistida apenas pelo pai dele e pelo também saudoso Evandro Bessa de Lima. Na primeira disputa para o Legislativo Ludovicense, no início da década de 1980, ficou na suplência, mas, a seguir, consolidou uma carreira de lutas e conquistas, tornando-se uma das principais lideranças políticas de São Luís e grande referência na Câmara Municipal da capital maranhense.

Sua história se confunde com a própria história da casa de Simão Estácio da Silveira. Está no exercício do oitavo mandato e já foi presidente da Câmara por três vezes consecutivas, além de ocupar cargos os mais diversos na Mesa Diretora.

Em recente conversa com o blogue, destacou haver nascido com o DNA da política, uma vez que, ainda  garoto, acompanhava o pai em suas andanças pela zona rural e bairros da periferia.

“Não cheguei na política de favor. Muito pelo contrário. Foi um grande desafio, porque estava meio perdido, sem apoio do meu pai, que havia falecido. Tive de superar muitos obstáculos, Estava, na realidade, era num grande sufoco, mas o legado do meu pai, sua história, sua luta e suas conquistas, me deram força e inspiração e consegui chegar a esse patamar”, ressalta Chico Carvalho.

Sempre destacando que nada que conquistou foi com favores, acrescenta que, mesmo com boa parte do tempo ocupado com as lides políticas, conseguiu se formar em Direito pela Universidade Federa do Maranhão (UFMA) e, posteriormente, encarar um concurso público para o cargo de Auditor Fiscal do Município, conseguindo lograr êxito após noites e noites insone, mergulhado  nos estudos.

“Sou adepto de Gonçalves Dias. E  a estrofe “A vida é combate, que os fracos abate, os fortes os bravos só pode exaltar”, de uma de suas obras primas, o poema Canção dos TamoioS, sempre foi um dos meus lemas, durante toda a minha trajetória profissional, resumiu o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *