Helena Barros Helluy é aplaudida de pé na Assembleia Legislativa

Aposentada como procuradora de Justiça e como professora  da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a ex-vereadora de São Luís e ex-deputada estadual Helena Barros Helluy foi aplaudida freneticamente na tarde desta quarta-feira (07), no plenário da Assembleia Legislativa, ao ter seu nome citado pela presidente Iracema Vale, como uma das homenageadas, na sessão solene pelo transcurso do Dia Internacional da Mulher.

Ela tem um histórico de lutas em defesa dos direitos humanos. Citou trecho de um dos versos do poema I-Juca Pirama de Gonçalves Dias, em seu pronunciamento.

“Chego a pensar que o trecho de uma das obras do poeta Gonçalves Dias, ‘Menino, eu vi’, deve se referir a mim. Vi muitas coisas aqui, como o início da construção deste prédio e os primórdios da luta em busca do fortalecimento feminino. Passei dez anos nesta Casa e, ao completar quase 93, digo que também chegamos ao futuro. As coisas que vi sendo construídas no passado estão se materializando. É o futuro acontecendo bem perto da gente. A política é interessante e temos que reconhecer. Não se faz política somente com mandato, mas com luta, reivindicações e isso tem de ser valorizado”, destacou Helena  Barros Helluy

Mulher de destaque como promotora e procuradora, professora, comunicadora e parlamentar, Helena Barros Helluy chamou a atenção pela histórica loquacidade, mostrando ternura  e altivez em suas frases.

Na década de 1980, como promotora de Justiça, tomou um posicionamento surpreendente, ao percorrer, semanalmente as delegacias de polícia da capital  para averiguar as irregularidades praticadas pela Polícia Civil  em relação   às prisões ilegais. Se tornou alvo e adversária de delegados arbitrários.

Hlena Barros Helluy é um exemplo de coragem em defesa dos direitos e das igualdades sociais. O reconhecimento da sociedade ficou evidente,  ao ser a mais  aplaudida por uma numerosa plateia de homens e mulheres da capital e do interior do Estado, no plenário do Legislativo Estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *