O incomparável Betinho

Havia uma moldura de sensibilidade, solidariedade, bondade e muita competência em torno da proeminente figura de Herberth Pereira, o Betinho, uma das personalidades mais marcantes da radiofonia maranhense. Ele consolidou sua existência terrestre por uma série de qualidades. Tive o prazer de compartilhar de sua amizade, e de compadrio.

Nossa aproximação começou quando eu dirigia a Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal e ele era o presidente do Comitê de Imprensa. Ivan Sarney era o presidente da Casa e, em 2002 ele me propôs o desafio de apresentarmos um programa noturno na Rádio Educadora, com abordagem análise dos fatos políticos do dia.

Topei e nascia, ali,  o RESENHA 560,  levado ao ar das 22h à meia noite. Batemos recordes de audiência. Betinho era o produtor, atuava como repórter e, em minha ausência, também era o apresentador. Contávamos com o apoio do saudoso Alterè Bernardino.

Ele era um apaixonado pela rádio e pelo radialismo. Desempenhava várias funções.  Como repórter, cobria as ações da Câmara Municipal no dia a dia, com exceção das terças-feiras, quando cuidava da transmissão  da Missa da Saúde, na igreja de São José de Ribamar.

O RESENHA 560  chamou a atenção de todas as camadas sociais, notadamente da classe ´política. Certa noite, entrevistávamos o então deputado federal Domingos Dutra (PT), quando um ouvinte liga, se identificando e dizendo que estava no Amapá. Pensei que fosse do município de Amapá do Maranhão, cujo prefeito, no período, enfrentava problemas com denúncias de envolvimento em pedofilia.

O  ouvinte corrige e diz que estava acompanhando o programa, como fazia todas as noites, era l de Macapá, capital do Amapá. O professor Márcio Jardim, assessor de Dutra, deu pulos de alegria, ao auferir o tamanho da audiência, juntamente com seu assessorado.

Naquele ano, fatos interessantes aconteceram no Brasil. O Lula, estava com sua eleição presidencial ameaçada, pelo fenômeno que surgiu. A então governadora do Maranhão, Roseana Sarney  que havia sido lançada pré-candidata pelo PFL e estava , disparando nos índices das pesquisas de opinião.

No início de fevereiro, sua candidatura foi pulverizada, quando a Polícia Federal realizou uma operação em São Luís, no escritório da empresa Lunus, de propriedade do seu marido e então secretário de Planejamento, Jorge Murad.

Foram encontrados R$ 1, 3 milhão em dinheiro vivo e a imagem das notas ilustraram o noticiário da mídia nacional. Não havia justificativa para a origem daquele montante. Como resultado, Roseana Sarney acabou desistindo da disputa.

Após três tentativas frustradas, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), conseguiu eleger-se presidente  naquele ano com quase 53 milhões de votos, tornando-se o segundo presidente mais votado do mundo à época, atrás apenas de Ronald Reagan na eleição estadunidense de 1984.

Também,  em 2002 o Brasil conquistou o pentacampeonato de futebol, na Copa do Mundo disputada na Coreia/Japão. Foi uma eletrizante final entre Brasil e Alemanha, em que brilhou a estrela e o talento de Ronaldo Fenômeno, que marcou os dois gols da partida.

Apesar de alguns protestos, o euro entrou em vigor, substituindo as moedas de 12 países da União Europeia e servindo a mais de 300 milhões de pessoas.

Na Rádio Educadora e na Câmara Municipal, Betinho exercia, com maestria o seu jeito de ser. Era figura de uma solidariedade incomparável. Não raro,  me chamava, perguntando se tinha algum recurso financeiro que pudesse dispender naquele momento, para uma emergência.

Geralmente era para socorrer alguém. Fosse para aquisição de um medicamento, uma passagem de ônibus ou almoço para um colega ou mesmo um servidor daquela casa legislativa ou outra pessoa que em visita à casa legislativa, estivesse em apuros.

Nossa amizade se solidificou e o convidei para que fosse padrinho da minha filha Lívia. Fomos muito unidos e o Betinho tinha muitos

planos envolvendo a Rádio Educadora. Foi lá que ele começou, como auxiliar da equipe de transmissão esportiva, carregando fios nos estádios. Sua capacidade o catapultou para  os plantões, depois, para a reportagem até chegar à diretoria técnica e o desempenho de várias funções simultaneamente. Também, foi secretário executivo dos Sindicato dos Radialistas. Era um profissional completo e inqueto.

Um  glutão. Costumo dizer que isso levou à ruína de sua saúde. Certa, manhã fomos a uma missa em São José de Ribamar. No retorno, paramos numa padaria no Planalto Anil para o café da manhã. Ele devorou um pequena panela de caldo de ovos com    12 pães. Manifestei minha surpresa e ele ainda pediu três pães de queijo, sob o argumento de que era para o lanche, antes do almoço.

Isso tudo entre sorrisos. Betinho foi um homem de bom coração e de bem com a vida. Apesar do RESENHA 560 ser um dos campeões de audiência, uma mudança de direção na emissora fez com que fosse tirado do ar. Foi o frei Luigi Rota, um argentino, que assumiu no lugar do padre Trindade. Fez mudanças não muito estratégicas e iniciou o período de derrocada na emissora, cuja programação, até hoje, não chama muito a atenção dos ouvintes.

Extremamente apegado à Educadora, Betinho rechaçou convite de Zeca Soares, diretor de jornalismo da Rádio Mirante AM, para compor sua equipe. Isso porque não queria, de jeito nenhum, deixar a apresentação do concorrido programa “Eu Você e o amor”,  que produzia e apresentava nas noites de sábados e domingos.

Em 2017, começou a apresentar sérios problemas de saúde, decorrentes da diabetes, que foram se agravando com o tempo. Começou a passar temporadas de internações hospitalares. Veio a depressão. Ele passou por cirurgias até que, no dia 1° de abril deste ano faleceu, aos 69 anos, no Hospital São Domingo, na véspera do meu aniversário, que ficou sem comemoração.

Maranhense de São Luís, nasceu no dia 3 de agosto de 1954, tendo como pais Mohamad  Chain, comerciante sírio libanês e Beatriz Marta Pereira.

Era casado com Creuza Coelho Pereira, com quem teve o casal de filhos Herberth Júnior e Giselle Coelho Pereira, que lhes deram os netos Herberth Neto e Benjamin Coelho. Está  sepultado  no cemitério  Jardim da Paz, na estrada de Ribamar.

Homem de boa índole e extremamente religioso, Betinho foi uma figura marcante e incomparável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *