Francisco Chaguinhas homenageia farmacêutica pernambucana com título de cidadã ludovicense

Profª Drª Gizelli Santos Lourenço Coutinho recebeu a honraria após Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Francisco Chaguinhas, aprovado por unanimidade
Gizelli Santos Lourenço Coutinho foi homenageada com o título de Cidadã Ludovicense / Fotos: Fabrício Cunha

A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) realizou, na tarde desta segunda-feira (19/02), uma sessão solene de outorga do título de cidadã ludovicense à ex-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA), Profª Drª Gizelli Santos Lourenço Coutinho, atual coordenadora da Assistência Farmacêutica na Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).

A solenidade foi comandada pelo vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), autor do Projeto de Decreto Legislativo que concedeu a homenagem. A mesa dos trabalhos foi composta também pela vereadora Rosana da Saúde (Republicanos); pelos secretários Dr. Joel Nunes, titular da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS); e Marcio Andrade, titular da Secretaria Municipal de Assuntos Políticos (Semap), representando no ato o prefeito Eduardo Braide (PSD).

Além de ressaltar a trajetória da homenageada na capital maranhense, o parlamentar lembrou que a homenageada também descentralizou a assistência farmacêutica na gestão municipal.

 “A Dra. Gizelli engrandeceu a assistência farmacêutica na gestão do prefeito Eduardo Braide. Eu estou bastante honrado em poder homenagear essa mulher que tanto contribuiu para descentralização de uma área que engloba um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu acesso e ao seu uso racional”, frisou.

Durante a cerimônia, a Drª Gizelli Coutinho, que nasceu em João Pessoa (PB), lembrou do vínculo dela com São Luís. Em seu discurso de agradecimento, ela elogiou a Câmara, agradeceu ao vereador Francisco Chaguinhas pela homenagem e se emocionou ao equiparar o “título de cidadão a uma adoção oficial”.

“Sinto-me imensamente honrada por estar aqui hoje. Considero este momento um dos mais importantes, marcantes e inesquecíveis da minha vida familiar e profissional. Afinal, não é todo dia que se recebe um título de cidadão que equipara a pessoa agraciada a uma adoção oficial”, declarou a farmacêutica.

A solenidade contou ainda com a presença do atual presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA), Dr. Luiz Fernando Ramos Ferreira; da presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Maranhão (Sinfarma), Olnivânia Mayara Cardozo Almeida; do ex-conselheiro federal pelo CRF-MA, Dr. Ronaldo Ferreira Pereira Filho; além de familiares e amigos.

Quem é ela?

Natural de João Pessoa – PB, Gizelli Santos Lourenço Coutinho possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão (2005) com habilitação em Bioquímica pela Universidade Estadual de Goiás (2006). Ela é especialista em Farmácia Hospitalar e Assistencial pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Manipulação Magistral Alopática pelo Instituto Racine, especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela UFSC, especialista em MBA Liderança e Coaching em gestão de pessoas, Mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão.

Foi Docente da Faculdade Florence e Faculdade Pitágoras. Possui mais de 10 anos de experiência como Farmacêutica Hospitalar em hospitais públicos e privados; já trabalhou em drogaria; foi responsável técnica na Farmácia Popular do Brasil; e atuou na implantação do Programa de Qualificação do Farmacêutico no CRF-MA. Atualmente é farmacêutica hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde, trabalhando na atenção básica municipal. Também é professora da Faculdade Pitágoras, diretora da SBRAFH-MA, conselheira Regional do CRF-MA e presidente do CRF-MA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *