Cleber Verde e Edson Araújo podem perder mandatos ainda este ano

Edson Araújo

O deputado federal Cleber Verde (PRB)  e o estadual Edson Araújo (PSL) correm o risco de ficarem sem mandatos ainda este ano.

O ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou arquivamento de um Mandado de Segurança impetrado pelos advogados de Edson l Araújo tentando frear a investigação do TRE, iniciada logo após as eleições.

 

Os parlamentares são acusados de usarem a estrutura da Federação de Pescadores para se beneficiar eleitoralmente, o que caracterizou compra de votos, na visão do Ministério Público Eleitoral.

Cleber Verde que fez dobradinha com Edson Araújo, tem o irmão, Júnior Verde como superintendente da Pesca  no Maranhão, órgão vinculado ao Ministério da Pesca.

O MP suspeita do aumento de 265% nos pedidos de benefícios de seguro-desemprego para pescadores  – o Defeso – durante a campanha de 2010, o que teria turbinado a eleição dos parlamentares.

Pessoas sem qualquer ligação com a pesca artesanal também receberam o seguro, que teria servido como propulsor eleitoral de Edson Araújo. (Releia aqui)

 

O Mandado de Segurança no TSE foi uma tentativa de impedir a apresentação de novas provas pelo Ministério Público.

 

Como o TSE arquivou a pretensão do parlamentar, o processo segue normalmente no tribunal maranhense  e está quase na fase de julgamento.

A manipulação  foi tão gritante, que na pequena cidade de Pio XII , na região do Médio Mearim, com população de apenas 22.000 habitantes . foram cadastrados algo em torno de 13 mil pescadores, sendo 8 mil  pela Federação e 5 mil pelo Sindicato da categoria. Uma grande aberração.

O blogue vai divulgar toda a peça jurídica que envolve os dois deputados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *