Reitor da Uema empossa Conselho e divulga relação de textos selecionados no programa de edição de livros no São Luis 400 anos

Reitor José Augusto Oliveira

 

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto Oliveira, dá posse, dia 02 de abril, às 15h, no Auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), aos membros do Conselho Editorial da instituição. Os conselheiros, em número de 19, todos docentes efetivos da Uema, com títulos de doutor ou de mestre, cumprirão mandatos de dois anos, representando as áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

Ainda na solenidade de posse dos membros do Conselho Editorial, o reitor da Uema vai divulgar o resultado da Chamada para Publicação de Livros da Coleção São Luís 400 anos, que teve como objetivo a seleção de textos de caráter acadêmico para publicação, em formato de livro, que visem a contribuir significantemente para o desenvolvimento científico e cultural do Estado, em qualquer área do conhecimento.

A Coleção São Luís 400 anos, surgiu a partir de dois fatores. O primeiro é o IV Centenário da Cidade de São Luís, a ser comemorado no dia 8 de setembro de 2012. O segundo é reflexo do fato de que a cidade é o lugar onde se dá uma série de renovações, sobretudo com o advento da Chamada Revolução Industrial, cujas consequências incidiram inexoravelmente na vida dos indivíduos. Em sendo assim, é necessário fazer uma reflexão acerca da irracionalidade de um mundo contemporâneo a serviço do mercado, do lucro e da competitividade a todo custo. A Uema entende, então, que a Coleção São Luís 400 anos, discutindo os problemas da capital maranhense, no momento em que ela completa 400 anos, demonstra o apego da instituição à cidade na qual está situada”.

Também no evento a ter como lugar o Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais da Uema, haverá uma palestra, seguida de coquetel, do Professor Pós-Doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Frederico Góes. Ele abordará o tema Literatura e vida na cidade.

Fred Góes é carioca. Nasceu no Rio de Janeiro no dia 3 de fevereiro de 1948, iniciando sua trajetória profissional como repórter na Editora Bloch. Foi assessor de relações internacionais da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Chefiou o Departamento de Expansão da EMBRAFILME. Foi roteirista da TVE, redator e apresentador do programa “Tirando de Letra” da Rádio MEC.

 Formado em Letras, é mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ e Doutor em Teoria da Literatura, pela Faculdade de Letras da UFRJ, onde ensina no Departamento de Ciência da Literatura. Fez pós-doutoramento na Universidade de Tulane, em Nova Orleans nos EUA.

Paralelamente à atividade acadêmica, é compositor/letrista e pesquisador de música popular. É ensaísta crítico e tem doze livros publicados nas áreas de literatura e música popular. Foi membro do Conselho de Cultura do Estado do Rio de Janeiro por dez anos. Hoje, além de professor, Fred Góes coordena o Dicionário Cravo Albin de Música Popular e é pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *