PT confirma candidatura de Dilma à reeleição em 2014

(Jornal O Dia)
No balanço que fez nesta segunda-feira sobre o desempenho do PT nas eleições municipais deste ano, o presidente nacional do partido, Rui Falcão, confirmou que a presidenta Dilma Rousseff será candidata à reeleição em 2014.
“Se quiser, o PT tem mais de uma opção para a Presidência, embora a candidatura seja a da presidente Dilma”, disse Falcão.
O nome de Luiz Inácio Lula da Silva não foi citado como uma das opções, mas Falcão comentou que a eleição de Fernando Haddad como prefeito de São Paulo é prova de que a popularidade do ex-presidente continua em alta em São Paulo. Para ele, a vitória do PT na capital paulista “tem uma repercussão nacional e internacional”. A legenda elegeu 635 prefeitos no país e foi o terceiro melhor desempenho, atrás do PSDB (702) e PMDB (1.026).

“Aqui se jogava a sorte do maior PIB do País e se o prestígio do Presidente Lula continuava ou não”, afirmou.
Em seu primeiro compromisso como prefeito eleito, Haddad esteve ontem com a presidenta em Brasília e já teve que abordar com ela um assunto espinhoso: a dívida da cidade com a União, que beira os R$ 48 bilhões.
“Tangenciamos por esse assunto (a dívida). Comungamos do mesmo objetivo de fazer parceria em torno de todos os temas de interesse de São Paulo. Esse assunto é presente nas nossas conversas. Há também investimentos federais que quero levar para São Paulo”, disse o petista, que anunciou a formação de um grupo de trabalho para planejar parcerias com o governo federal em áreas como saneamento, educação e transporte público.

Haddad, que disse ter matado “um pouquinho a saudade” da presidenta, aproveitou a viagem para visitar o Ministério da Educação, pasta que comandou por quase sete anos, nos governos Lula e Dilma. Saiu de lá com a promessa do sucessor Aloizio Mercadante de que o ministério agora pode “fazer muito mais” pela educação de São Paulo. Segundo o ministro, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD) ignorou verba de R$ 250 milhões que estavam disponíveis para a construção de 174 creches na cidade.

O PSD de Kassab, no entanto, agora está na mira do PT, segundo Rui Falcão: “Nós apoiamos o PSD em Ribeirão Preto, a Darcy Vera, já no compromisso de que a Darcy Vera estará no palanque da presidenta Dilma em 2014. Espero que o PSD todo esteja na aliança nacional de 2014.”

Depois do resultado da eleição, Kassab anunciou que vai trabalhar “a quatro mãos” com Haddad para fazer a transição e que, se depender dele, os sete vereadores eleitos do PSD vão fazer parte da base aliada do novo prefeito. Kassab já está cotado para integrar o primeiro escalão de Haddad.

Padilha pode ser candidato a governador de São Paulo

Assim que soube que tinha sido eleito prefeito da maior cidade do País, Fernando Haddad brincou com a fama de ‘poste’. O apelido já emplacou no país quando alguém quer se referir a pessoas que nunca disputaram uma eleição e foram eleitas graças ao prestígio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incluindo a própria presidenta Dilma Rousseff. Na época em que foi lançada como pré-candidata, a presidenta foi motivo de piada daqueles que duvidavam que ela tivesse prestígio e carisma para ser eleita.

Na entrevista coletiva que deu ontem, Rui Falcão tornou público que Lula já tem outro ‘poste’ na manga: o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, já está cotado para concorrer a governador de São Paulo em 2014.

“Padilha é um nome cotado para disputar o governo de São Paulo em 2014. Ele, seguramente, poderá ser opção. Mas isso só será definido no ano que vem”, disse Falcão.

Como o prefeito eleito de São Paulo, o médico infectologista Alexandre Padilha nunca foi candidato a nenhum cargo eletivo.

O presidente do PT também declarou ontem que vai propor que nas prefeituras comandadas pelo partido a partir de 2013 não ocorram prévias para as próximas eleições. A exceção será, segundo ele, para os casos em que os prefeitos não queiram continuar a governar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *