TRE dará explicações sobre recadastramento biométrico na Câmara Municipal

Bernardo Rodrigues, com o vereador Josué Pinheiro e o juiz Sílvio Suzart

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), participará de audiência pública na Câmara Municipal, no próximo dia 4 de março, para explicar aos vereadores a importância do recadastramento eleitoral pelo sistema biométrico, cuja abertura estará sendo realizada naquela mesma data, com final previsto para o dia 19 de dezembro. A audiência foi solicitada pelo vereador Josué Pinheiro (PSDC), ao vice-presidente e corregedor da Justiça Eleitoral, José Bernardo Rodrigues, que assume a presidência do TRE no próximo dia 25.

O magistrado explicou ao vereador a importância do recadastramento, explicando que muitos eleitores ainda insistem em manter antigos domicílios registrados na Justiça Eleitoral. Bernardo Rodrigues acrescentou que é uma prática prejudicial, porque toda correspondência emitida não chega ao conhecimento do destinatário e isso pode causar sérios problemas.
No entendimento do corregedor do TRE, essa campanha do recadastramento biométrico é uma exigência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que ele está conseguindo o apoio de todos os segmentos da sociedade para que obtenha êxito.
“Estamos recebendo ajuda do Governo do Estado, que está no cedendo algo em torno de mil estagiários, a Assembléia Legislativa deve se incorporar a esse projeto, assim como a Câmara está se manifestando, na busca de informações para repassá-la a significativa parte da cidade, já que os vereadores são seus representantes. Vale, Alumar e a Universidade Federal do Maranhão, através do reitor Natalino Salgado, também estará engajada”, disse o desembargador.
O desembargador foi bastante enfático, ao afirmar que, quem não fizer o recadastramento este ano, não poderá votar no pleito de 2014. Entusiasmado, Bernardo Rodrigues ressaltou que o voto biométrico foi testado com bastante sucesso nas eleições passadas, nas cidades de São João Batista, São Vicente de Ferrer, Cajapió, Benedito Leite, Paço do Lumiar e Raposa.
Esse recadastramento que começa em março, vai atingir, além de São Luís, as cidades de Ribamar, Barra do Corda, Fernando Falcão, Timbiras e Jenipapo dos Vieiras.

Eleitores de Coroatá, Pirapemas e Peritoró (8ª e 68ª zona eleitoral) passarão pelo recadastramento biométrico em 2013 se o Tribunal Superior Eleitoral autorizar o procedimento.

O pedido será feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão que, em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (18), julgou necessária a revisão por considerar o índice de crescimento do eleitorado muito elevado em relação ao número de habitantes.

O desembargador disse que a Justiça Eleitoral do Maranhão adotou o tripé Segurança, Eficiência e Transparência, e agora incluiu Realização como ponto de atuação neste biênio, com resultados altamente significativos. Ele afirmou acreditar no sucesso desse recadastramento, a partir do interesse demonstrado pelos mais variados segmentos sociais. O juiz Silvio Suzart, da 5ª Zona Eleitoral de Caxias, que participou do encontro entre Bernardo Rodrigues e o vereador Josué Pinheiro, manifestou interesse na realização do recadastramento biométrico naquela cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *