PEC 37 é rejeitada e arquivada por 430 deputados no plenário da Câmara

Lourival Mendes

Lourival Mendes

Os deputados derrubaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, na noite desta terça-feira (25/6), com 430 votos contra nove, e duas abstenções. Os líderes partidários e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) já acreditavam que a proposta, alvo de protestos nas ruas, seria rejeitada pelos parlamentares.

A PEC 37 precisava de 308 votos favoráveis, caso contrário seria automaticamente rejeitada e arquivada. O texto pretendia diminuir os poderes de investigação do Ministério Público. Os manifestantes estavam presentes no plenário, acompanharam a sessão e aplaudiram a decisão dos deputados.

De autoria do deputado maranhense Lourival Mendes (PT do B), a PEC foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e teve apoio de mais de uma centena de parlamentares. Um movimento do Ministério Público, que ganhou o apoio da população, logo transformou a PEC em “PEC da Impunidade”.,

Foi um dos itens adotados por populares para protestarem contra o governo e a classe política. Ainda ontem, o deputado Lourival Mendes chegou a dizer que estaria sendo alvo de ameaças de morte.  À noite, a proposta de sua autoria foi sepultada por esmagadora maioria em plenário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *