Professores iniciaram paralisação de 24h desde ontem no Maranhão

Os professores da rede pública estadual de todo Maranhão através do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) iniciaram ontem, terça-feira (22/10), por 24h uma paralisação de advertência ao governo do Estado, cobrando, o cumprimento do acordo que envolve o pagamento das titulações, promoções e gratificação de estímulo profissional.

Na tarde desta segunda-feira (21/10), os dirigentes sindicais foram recebidos pelo secretário de Gestão e Previdência, Fábio Gondim, e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para tratarem dos acordos.

Segundo o presidente (Sinproesemma) Júlio Pinheiro, os direitos deveriam ser pagos no mês de agosto, como foi proposto no encerramento da última greve no acordo judicial, mas o governo do estado fez um novo calendário dividindo a parcela do retroativo do reajuste do Piso Nacional do Magistério em quatro parcelas até dezembro.

Júlio Pinheiro disse ainda, que outro fato que também prejudicou os trabalhadores em educação foi à quantidade do número de titulações e promoções concedidas até agora.

“Estamos encontrando uma lentidão na concessão de titulações e promoções, sem falar que o número pago é insignificante perto da expectativa feito no acordo. Queremos que o governo dê celeridade aos processos dos trabalhadores e pague o mais rápido possível”, cobrou Júlio Pinheiro.

 

O secretário da Segep, Fábio Gondim, alega que o acordo está sendo cumprindo à medida que os documentos que comprovam os direitos dos trabalhadores estão chegando da Secretária de Estado da Educação. Segundo ele, quando a previsão do pagamento foi feita era esperado que toda a documentação já analisadas e pronta para ser encaminhada, porém, com o andamento das atividades, foi descoberto que os números eram apenas estimativos e que na verdade os processos ainda não foram analisados. De acordo com os dados do próprio governo, na folha de outubro, foram concedidas 65 promoções, 142 titulações e 93 gratificações de estímulo profissional.

O presidente do Sinproesemma ainda disse. que se as reivindicações não forem atendidas, haverá uma nova paralisação no dia 27, de novembro deste ano.

Aposentados

A reivindicação da falta de pagamento do retroativo da Lei Nacional do Piso do Magistério aos aposentados também foi alvo de cobrança da direção do Sinproesemma. A diretora-adjunta de Aposentados, Edna Castro, cobrou o respeito aos profissionais que se dedicaram ao longo da vida, mas que agora não foram contemplados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *