Arnaldo Melo: o calo na sapatilha de Roseana Sarney

Roseana e Arnaldo, em tempo de paz

Roseana e Arnaldo, em tempo de paz

Nunca um governante maranhense enfrentou um drama como o da governadora Roseana Sarney, para emplacar o seu sucessor em mandato-tampão. João Castelo, em 82, já rompido com Sarney, conseguiu tirar o então presidente da Assembleia Legislativa, Alberico Ferreira de França, tio do senador Sarney do páreo, acomodando-o no estratégico Tribunal de Contas do Estado, para que Ivar Saldanha, de sua confiança, assumisse o governo. Aí Castelo foi disputar o Senado em paz.
Agora, Roseana Sarney enfrenta o dilema de não confiar em Arnaldo Melo, que é de sua base aliada. Já conseguiu se livrar do ex-vice, Washington Oliveira, ofertando-lhe a sinecura do sempre estratégico TCE. Ela joga com duas cartas para a eleição indireta na AL: O candidato de sua predileção, Luis Fernando e o deputado Max Barros.
Ocorre que existe uma pedra no meio do caminho. Essa pedra tem nome. É o presidente da AL, Arnaldo Melo. O parlamentar, que já foi do exército oposicionista, nos tempos de Zé Reinaldo e Jackson Lago, retornou ao quartel dos Sarney após a cassação deste último. Seu nome vem fazendo o Palácio dos Leões tremer.
Por um motivo bem simples. Vem falando a linguagem, dos colegas, em qualquer dialeto. A última foi o aumento das verbas dos “nobres colegas”, além de outros mimos que ocorrem entre quatro paredes.
Todos sabem que Arnaldo está no páreo e diz entre os colegas, que não abre nem pro trem. Roseana chegou a anunciar que se desincompatibilizaria nesta sexta-feira. Adiou a renúncia para março e chega a ameaçar ficar até o último dia de seu mandato.
Na ameaça, se vislumbra o medo. Os aliados afirmam que Luis Fernando só consegue se eleger governador se estiver no cargo. Como não alavanca nas pesquisas, a governadora tenta fazê-lo governador pela via indireta de qualquer maneira.
O problema é que Luis Fernando é conhecido como um excelente técnico e um péssimo político. Os deputados falam javanês, ele insiste em se comunicar em marcianês. O problema é sério, já que os deputados da Oposição cerrarem fileiras em torno de Arnaldo, que conta com o apoio de muitos governistas. Ele é o calo na sapatilha da governadora Roseana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *