I Marcha Municipalista do Maranhão será realizada em outubro

GIL CUTRIM

 

 

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) realizará, nos dias 29 e 30 de outubro, a I Marcha Municipalista do Maranhão, evento que reunirá representantes da política maranhense com o objetivo de discutir e encontrar soluções para as problemáticas que atingem as cidades maranhenses.
O evento acontecerá no Rio Poty Hotel, em São Luís, nos turnos matutino e vespertino.
As inscrições serão feitas através do site da Federação (www.famem.org.br) e estarão abertas em breve. A programação completa também estará disponível no site nos próximos dias.

De acordo com o presidente da entidade municipalista, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), a Marcha funcionará como um amplo fórum de debates acerca de temas considerados, hoje, como as principais dificuldades enfrentadas pelos municípios, dentre elas a queda constante de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), transporte escolar, segurança pública e manutenção de unidades de saúde, por exemplo.
“A classe política e representantes dos mais variados segmentos da sociedade maranhense estarão reunidos em busca de alternativas que possam retirar da situação de extrema crise as cidades de nosso Estado”, afirmou Cutrim.
A programação será desenvolvida da seguinte forma: na manhã do dia 29, após a abertura oficial, será realizada reunião entre prefeitos e prefeitas com toda a bancada de deputados da Assembleia Legislativa. Na pauta de discussão, projetos de interesse dos municípios.
À tarde, será promovida a primeira etapa das oficinas de trabalho com cursos nas áreas de comunicação e negociação no setor público; elaboração de projetos e práticas sociais; licitações e contratos; operacionalização do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses (SICONV).
No dia seguinte pela manhã, acontecerá uma grande reunião com todos os representantes da classe política, o governador Flávio Dino e seu secretariado.
No período da tarde, será concluída a segunda etapa das oficinas de trabalho.
Vereador Pereirinha está pleiteando (FOTO)
ordenamento do tráfego no Cohatrac
O crescimento populacional da área do Cohatrac, que compreende várias unidades residenciais, exige que seja realizado estudos técnicos para promover a mobilidade urbana. Para disciplinar o trânsito no conglomedo dos conjuntos do Cohatrac (I, II, III e IV) e bairros do entorno, o vereador Antônio Isaías Pereirinha (PSL) está solicitando ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, a instalação de sinalizações horizontal e vertical em ruas e avenidas do Conjunto Residencial.
Na proposta, o vereador Pereirinha sugere que o prefeito de São Luís determine ao secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Francisco Canindé Barros, que viabilize, por meio de estudos técnicos, a ordenação do tráfego com sinalizações horizontal e vertical e de faixas indicativas para pedestres.
O requerimento do parlamentar será apreciado e votado pelo plenário da Câmara Municipal de São Luís. Após a tramitação a proposta do vereador Pereirinha será encaminhada ao prefeito de São Luís.

Francisco Chaguinhas reivindica obras
de infraestrutura para a Rua da Vitória

O vereador Francisco Chaguinhas (PSB) está solicitando do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, a intervenção do poder público na execução de serviços de infraestrutura na Rua da Vitória, no Bairro de São Cristovão.
Com o fim do período chuvoso, o parlamentar propõe ao prefeito de São Luís que autorize o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, a inclusão desta via pública no cronograma de obras da Semosp.
A Rua da Vitória, segundo o parlamentar, necessita de serviços de drenagem e pavimentação asfáltica para proporcionar acesso aos moradores e aos veículos automotores, pois a via pública se encontra totalmente intrafegável.
A proposta do vereador Francisco Chaguinhas, que atende a uma reivindicação dos moradores da Rua da Vitória, será levada a apreciação e votação no plenário da Câmara Municipal de São Luís e, posteriormente, encaminhada ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior que adotará as providência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *