Efeito Geddel – Chega ao STF pedido de impeachment contra Temer

temer-e-geddel

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu um pedido de abertura de processo de impeachment contra o vice-presidente da República Michel Temer (PMDB-SP). A ser relatado pelo ministro Marco Aurélio de Mello, o processo é de autoria do advogado mineiro Mariel Márley Marra. O pedido chegou ao STF nesta sexta-feira (1º/4) e Mello deve emitir um parecer sobre o caso na semana que vem.

O advogado mineiro já havia entrado com pedido de impeachment contra Temer na Câmara dos Deputados, em dezembro do ano passado. Ele alegava que o vice-presidente cometeu crime de responsabilidade e teria atentado contra a a lei orçamentária, mesmas acusações que constam no pedido de impeachment que corre contra Dilma Rousseff na Câmara.

No entanto, ao contrário do que fez com o processo contra a presidente, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) arquivou a ação contra Temer. Os dois são do mesmo partido.

No documento enviado ao STF, Mariel Marra afirma que Cunha não poderia ter tomado uma decisão sobre o pedido sozinho, mas instaurado uma comissão para avaliar o mérito do processo. A crise no governo Temer se agravou a partir do escândalo envolvendo seu ex-ministro Geddel Vieira Lima, que ameaçou o ex-ministro da Cultura, para que ele liberasse, através do Iphan, a construção de um prédio  em Salvador, onde ele é proprietário de um apartamento.

O Iphan vetou a construção do prédio, alegando danos ao patrimônio histórico. O ex-ministro Calero denunciou a atitude de Geddel, que acabou pedindo demissão e o episódio também atingiu o presidente Temer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *