E-mail pra Dona Bibi

Olá, minha fofa, muito bom dia! Desculpa pelas falhas do passado. Muita coisa na cabeça, mas agora vamos retomar nossa conversa dominical normalmente. Até porque Bibi, nossos leitores estão a reclamar. Na sexta-feira, por exemplo, o delegado Aldir Teixeira, amigo dileto, me encontrou lá na Rádio Educadora, após uma entrevista com o presidente da Câmara Municipal Osmar Filho e me fez a cobrança.

Para que tenhas uma ideia, pelo menos 23 leitores me colocaram contra a parede: “Cadê a Mãe Bibi? Cadê a Mãe Bibi?”. Tenho que rebolar agora mais do que mulata de escola  de samba pra não deixar a peteca cair e te mandar esses recados todas as semana. Senão, neguinho vem  no meu pescoço.

Ah, cidadã, só tu vendo a felicidade de tua neta, a Lívia, por ocasião da festa de aniversário dos 15 anos, organizada pela tia dela, a Elisene. Festão! O Zé Santos, da Mirante, foi o mestre de cerimônia. Vi que tua neta é muito querida pela turma dela do Dom Bosco. A rapaziada compareceu em peso.

Se tu olhares o ar de orgulho e felicidade da cidadã.. Os irmãos, Djalma Segundo, Tâmara e Anaya, além do cunhado Eunatan, marido da Tâmara e o sobrinho Filipe compareceram em grande estilo.

Uma festa muito linda, temperada com um chororô danado da  outra avó, a Elineide. Na hora dos parabéns e das homenagens, a mulher estava se debulhando em lágrima. Principalmente quando o cerimonialista lembrou que foi ela que a iniciou nas primeiras letras e quem a trazia no cangote do Colégio São Vicente de Paulo, no bairro do João Paulo.

Como festa de criança e de adolescente sempre tem gente grande de penetra, muitos amigos meus  e da Elineusa compareceram. O vereador Gutemberg Araújo,  Adenis Matias, a Rosário, viúva do Udes Cruz, o Cinaldo, o Arouche e muitos outros.

Aí já viu, né. Com Cinaldo, Arouche e Adenis na parada, água que passarinho não bebe correu foi frouxa. No dia seguinte, o lava-pratos. Aí já foi com o concunhado  Ariel, marido da Elisene. A casa tinha que ser limpa. O que sobrou de grogue, nós dois consumimos. Tiroteio danado. Faltou a tia e madrinha, Rafaela, com sua tropa. Não puderam se deslocar de Imperatriz. É que a Luísa  ainda está muito verde.

Bem, tá bom dessa lenga lenga familiar. Vamos agora às mais interessantes da semana.

*

Ih, Bibi, tu nem sabes! O assunto que dominou o noticiário durante a semana, não foi reforma da Previdência, nem os mais de 300 deputados gazetando o expediente em Brasília, ou a família de brasileiro que morreu no Chile. O grande destaque foi um assunto que me deixou abismado.

*

Trata-se do casamento do humorista Carlinhos Maia com Lucas Guimarães. Se casaram após 10 anos de união. Em fevereiro, ele compartilhou um vídeo em que pede o namorado em casamento. E, três meses depois, eles reuniram 637 convidados na Praia Beira Rio, em Canindé de São Francisco (SE) para celebrar a união.

*

Bibi de Deus, a imprensa brasileira focou mais nesse casamento do que em muitas outras matérias que eu, como jornalista, achava que seria mais importante. Nem a mídia inglesa dá tanto destaque a casamentos de sua realeza como esse propiciado  à união do humorista com seu marido. Ou esposa?

*

Por conta disso é que o Zé Lezim, aquele humorista nordestino conta uma história em seu show, jurando que trata-se de um caso real. Afirma que  os dois gay se casaram lá no Ceará e decidiram adotar um meninote de uns seis anos.

*

Um certo dia, um dos cônjuges estava no banheiro e o menino teria se espantado com o “documento do pai”.

-Papai, que pinto enorme!

Ao que o cidadão teria retrucado:

Tá enganado, Fernandinho, pinto grande quem tem é tua mãe.

*

Ah morena o Ministério Público está botando é pra quebrar por aqui com blogueiros  e muita gente que se pendura no serviço público em mais de um bcabide.

*

Cruzou folhas de pagamento entre os serviços públicos nas esferas do Estado e dos municípios. Quem dois empregos terá que optar só por um. A zoeira é grande. Tá havendo choro e ranger de dentes. Na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal, parecem dois muros de lamentações.

*

O problema, na realidade, começou com os professores, uma das classes que pela Constituição pode acumular duas matrículas. Ocorre que, na maioria das cidades, muitos educadores chegavam a acumular até cinco matrículas, em cidades diferentes.

*

Prefeito não podia reclamar, porque os sindicatos da categoria descatitava. Com o impasse, o MP e o TCE decidiram fazer cruzamento de folhas. Jogou rede para pegar tainha e acabou pegando também peixe-pedra.

*

Mas TCE e MP acabam falando linguagens diferentes quanto à história. O TCE, por exemplo, permite que o cidadão tenha um emprego fixo e outro em comissão no serviço público, desde que não haja incompatibilidade de horário. Já o MP  está botando é pra rachar. Seria bom uma conversa entre os dois órgãos, para que se chegasse a um denominador comum.

*

O Maranhão continua como sempre, Bibi. Uma audiência pública na Assembleia, na última quarta-feira, veio mostrar como é o nosso atraso. Nosso Estado tem uma das maiores reservas de gás natural do mundo, localizada ali na Bacia do Parnaíba.

*

Uma única empresa, a Eneva, faz a exploração. Transforma tudo em energia e vende para diversas termelétricas. E o maranhense não consegue ter o benefício do GNV  (Gás Natural Veicular), o que poderia beneficiar milhares de condutores de veículos. O gás também poderia chegar às cozinhas e às indústrias.

*

Para que tenhas uma ideia, apenas o Piauí e o Maranhão não utilizam o GNV em frotas de veículos. Com uma ressalva: O Maranhão é um Estado produtor.

E os maranhenses não conseguem usufruir das riquezas existentes em seu subsolo.

*

Bem, minha gata, com essa teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo agora retorno na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi bacana com esse tgeu pimpolho.

*

Beijão desse filhote que jamais deixará de te amar

Djalma

N.R – Bibi é Benedita Rodrigues, mãe do editor. Ela faleceu em São Luis aos 28 anos, na Santa Casa de Misericórdia, no dia 8 de dezembro de 1965.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *