Herchel Barroso: Exemplo de competência e total dedicação no serviço público

Ocupando atualmente o cargo de secretário adjunto da  Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (Sagrima), o economista Herchel Barroso Vieira  tem uma interessante trajetória no serviço público. É  filho de Herbert Martins Vieira e Maria José Barroso Vieira. Casado, pai de cinco filhos, soube enfrentar as agruras que a vida lhe reservou e iniciou sua carreira pelo Legislativo, mais precisamente na Câmara Municipal de São Luís, em meados da década de 1990, na gestão do saudoso João Evangelista, onde ocupou os cargos de Assessor Parlamentar e Chefe de Gabinete.

É formado em Ciências Econômicas pela UFMA, com pós-graduação em Gestão Pública e especialista em Processo Legislativo, Marketing Político e Comunicação Política. Da Câmara Municipal, migrou para a   Assembleia Legislativa, onde se destacou como Chefe de Gabinete de alguns renomados Parlamentares.

Com mais de duas décadas de convivência no Poder Legislativo do Maranhão, se destaca pela liderança nata. Ao longo da carreira se dedicou à elaboração de dezenas de milhares de proposituras construídas a duas mãos. São matérias relevantes, que se transformaram em projetos de lei, sancionados pelo Poder Executivo e que influenciam na vida das pessoas e garantem fundamentalmente direitos aos maranhenses.

Herchel Barroso destaca que como secretário adjunto da Sagrima , órgão que representa o Partido Liberal (PL), no governo do Estado, assumiu, juntamente com a equipe técnica-administrativa, o desafio de apresentar resultados para o Plano Emergencial de Empregos Celso Furtado, lançado em  2020, pelo governo do Estado.

Participando da entrega de máquinas, fruto do “Programa do Governo do Estado Maranhão”

Ele destaca que, para obtenção de bons resultados, ele e a equipe modificaram o  fluxo de tramitação processual interna corporis no órgão. “Passamos a adotar uma nova dinâmica que contribuiu sobremaneira para dar celeridade aos processos, inseridos nos processos inerentes ao Plano Emergencial de Empregos Celso Furtado – PEE. Enfim, os recursos destinados à Secretaria para a execução do Plano foram cem por cento contratados”, destaca Herchel.

Ele assegura que depois, foi iniciada uma série de reuniões de trabalho com os fiscais responsáveis pelos contratos, no sentido de mostrar-lhes a importância no acompanhamento e na execução do objeto do contrato, visando garantir a quantidade e a qualidade do produto final, enfatizando que a proposta obteve bons resultados.

“Os resultados do PEE – Plano Emergencial Celso Furtado, foram muito positivos por sinal e já  iniciamos,  este ano, a execução do Programa do Governo do Estado “Maranhão Forte”, com a entrega de equipamentos para o desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura e Pesca.

No primeiro momento, são 26 municípios contemplados, cujo objetivo é impulsionar a economia local, regional e do Estado, visando o emprego e  a promoção do desenvolvimento “, assinala o secretário adjunto.

Ele destaca ainda diversas ações proativas, afirmando que elas têm dado um grande dinamismo na Secretaria, mesmo  no momento de pandemia e enumera várias delas, como:

Wokshop da Cadeia Produtiva do Pescado, Expedição para o acompanhamento da Safra 20/21, Capacitação de Permissionários (Feirantes) Hortomercado Cidade Operária, Entrega de Sementes e Mudas, inclusive para Comunidades Quilombolas, Ações de Assistência Técnica no SalangôII, Agroindústrias da Cadeia do Mel e do Pescado, Entrega de Patrulhas Agrícolas, Tratores, Kit Irrigação, Barcos, Kit para a Pesca, enfim, dentre outras tantas ações Maranhão afora.

“São inúmeros os Termos de Cooperações Técnicas assinados pela SAGRIMA com diversos parceiros como : Embrapa, Sepe, Imesc, Ifma, além de outros. Portanto, consideramos frutíferas nossas ações na Pasta. Tudo isso é o resultado de decisões tomadas de forma conjunta, que contou  com a excelência profissional de cada servidor e colaborador envolvidos”, finalizou Herchel Barroso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *