Pesquisa Data Ilha: Brandão em empate técnico com Weverton e lidera na pergunta expontânea

 Pesquisa Band/DataIlha divulgada na última  terça-feira (15) mostra que o vice-governador Carlos Brandão disparou na corrida pelo Governo do Maranhão e está em empate técnico com o senador Weverton Rocha.

No primeiro cenário pesquisado, Weverton tem 14,4%; Carlos Brandão aparece com 12,6%; Lahesio Bonfim, 9,8%; Roberto Rocha,  9,4%; Edivaldo Holanda Jr., 8,9%; Josimar Maranhãozinho, 6,1%; Simplício Araújo,  1,2%; Nenhum, 20,4%; Não sabe 17,4%.

No segundo cenário, foi retirado o nome do ex-secretário Simplício Araújo. Ficou assim: Weverton tem 14,7%; Carlos Brandão, 13,1%; Lahesio Bonfim, 10,1%; Roberto Rocha, 9,5%; Edivaldo Holanda Jr., 9,5%; Josimar Maranhãozinho,  6,8%; Nenhum, 19,8%; Não sabe, 16,7%.

Além disso, Carlos Brandão aparece na frente na pesquisa espontânea, quando o eleitor fala o nome do candidato sem ser apresentado a nenhuma lista. Carlos Brandão tem 5,4%, contra 4,5% de Lahesio Bonfim; 4,1% de Flávio Dino (são pessoas que ainda não sabem que o governador será candidato ao Senado) e 3,5% de Weverton.

Subida

A subida veloz de Brandão chama atenção porque sua pré-candidatura foi lançada há apena duas semanas, enquanto Weverton tem feito articulações políticas e campanha de rua há meses.

Os números também devem intensificar a crise na campanha de Weverton. Como ele vinha de uma disputa no Senado nas eleições anteriores, era esperado que o parlamentar tivesse um desempenho melhor neste momento porque já é bastante conhecido.

Já Carlos Brandão nunca disputou uma eleição majoritária e ainda não é conhecido por todo o eleitorado. À medida que for sendo mais conhecido, deve continuar crescendo nas intenções de voto.

A pesquisa

A pesquisa foi feita feita entre 8 e 11 de fevereiro de 2022, com 2 mil entrevistados. O Registro no TSE é MA-00422/2022.

Margem de erro e nível de confiança: +/- 2,2% com um nível de confiança de 95%.

O contratante foi a TV Band.

Por Raimundo Borges

2 pensou em “Pesquisa Data Ilha: Brandão em empate técnico com Weverton e lidera na pergunta expontânea

  1. Siô Dja,não sei se tu sabe, mas um Tema muito atual é essa questão da violência psicológica e ataques após separação que algumas mulheres passam. Pode discorrer sobre o Tema?

  2. Pingback: O choque de realidade das pesquisas e o direito de espernear de Weverton Rocha e sua turma - Blog do Garrone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.