Câmara de Raposa realiza audiência pública com  Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias

Por iniciativa do vereador Beka Rodrigues (PC do B), presidente da Câmara Municipal de Raposa, aquela casa parlamentar realizou, na última sexta-feira (18),  a audiência pública com a temática “Saúde é Dignidade – A importância do Agente Comunitário e de Combate às Endemias para a Comunidade de Raposa, para discutir os problemas atinentes às duas categorias.

O evento contou ainda com a participação da ampla maioria dos vereadores e do secretário municipal de Saúde, Romilson Fróes e de dezenas de agentes comunitários de saúde e de endemias. Um dos assuntos levado ao debate diz respeito  à inclusão dos benefícios financeiros destes servidores para composição de salários, como forma de fazer com que eles sejam beneficiados com eles durante a aposentadoria.

Sérgio Gutemberg, que é  coordenador geral no Estado da entidade classista,  levantou a bandeira da adesão do município ao Precap, programa estadual destinado a incentivar os municípios a se informatizarem na área de saúde. Ele disse que, a partir dessa informatização, os agentes de saúde e de combate a endemias são beneficiados c0m incentivos que variam de 20 a 75% de seus vencimentos. Sobre esse assunto, o secretário de Saúde disse que todas as providências já estavam sendo tomadas para a adesão ao programa.

Também entrou na pauta das discussões a questão do direito à insalubridade por parte das duas categorias, que é previsto pela Constituição Federal. Os agentes de saúde destacaram que apenas os agentes de endemias estão recebendo esse benefício.

Para o presidente da Câmara Municipal, Beka Rodrigues, a audiência pública foi um marco na história do município de Raposa, uma vez que os poderes Executivo e Legislativo e as duas categorias iniciaram m tipo de conversação pautado pelo entendimento, destacando que, com certeza, haverá a colheita de bons frutos.

O secretário de Saúde, Romilson Frós fez um balanço  das atividades de sua pasta sob a gestão  do  prefeito Eudes Barros, assinalando que os resultados são altamente promissores . “O prefeito Eudes Barros está aberto ao diálogo com todas as categorias, principalmente com esses agentes que cuidam da saúde pública”, destacou.

Também participaram do evento, os vereadores  Elenildo Rocha, Laurivan Uchoa, Rosa do Araçagi, Moreira, Magno da Colônia, Iran de Agrela, Doutor, Daniel Fernandes e Zanno. Gláucia de Oliveira, coordenadora da Atenção Básica, acompanhou o secretário de Saúde, Rimilson Fóes.

Representando as duas categorias, tiveram ativa participação nos debates Karlete Santos, coordenadora geral do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias; Ricardo Matos, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde; Lucinete Albuquerque, coordenadora metropolitana do Sindicato, e Alonso Lima, representante do Conselho Nacional das duas categorias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *