TROVADORES MARANHENSES CONQUISTAM ESPAÇO NO CENÁRIO NACIONAL

A Uniao Brasileira de Trovadores (UBT), por meio da Delegacia de São Luís do Maranhão, e a Academia Maranhense de Trovas (AMT) fizeram o encerramento do mês gonçalvino divulgando o I Concurso de Trovas promovido pelas duas instituições, em homenagem ao poeta Gonçalves Dias. Na oportunidade, comemoraram o segundo aniversário de revitalização da AMT. A solenidade ocorreu na sede da Galeria Trapiche, na última terça-feira (29). O resultado do concurso também foi transmitido em tempo real pelo Canal do Inspire e Comunique no YouTube.
O concurso era direcionado a candidatos do estado do Maranhão (estudantil) e de todo o Brasil e Exterior (Novos Trovadores e Trovadores Veteranos). No total, foram inscritas 386 Trovas e classificadas 49, sendo 15, na categoria Trovador Veterano, com o tema “Timbiras”; 15, na categoria Humor, com o tema “Sabiá”; 03 na categoria Estudantil, com o tema “Canção do Exílio”; e 16 na categoria Novo Trovador, com o tema “Goncalves Dias”. As trovas vencedoras integrarão o e-book do concurso que será publicado ainda este ano.
No Maranhão, foram classificados dois candidatos estudantis: um de Santa Luzia, em primeiro lugar; e outro de São José de Ribamar, que conquistou o segundo e terceiro lugares. Na categoria Novos Trovadores, o membro da AMT, Pedro Neto, escritor maranhense já consagrado em ganhar concursos em prosa e em poesia pela Amei e TJ-MA, conquistou o quinto lugar, em uma competição acirrada com Novos Trovadores de todo o Brasil e do mundo. Quem também fez bonito e conquistou menção honrosa foi o trovador maranhense José Carlos Sanches.
Durante a divulgação do concurso e comemoração do segundo aniversário de revitalização da AMT, os presentes e visitantes do canal no YouTube foram contemplados com um show poético e musical, sob a batuta da instrumentista, compositora, cantora e professora de música Ana Tereza, que apresentou um repertório de músicas genuinamente maranhense. Filhos e netos de Carlos Cunha, fundador da AMT e primeiro delegado da UBT de São Luís, também declamaram trovas, sonetos e poemas em prosa do escritor, professor e jornalista maranhense que também recebera homenagens em comemoração, neste 2023, aos seus 90 anos de nascimento. O diretor da Trapiche, Uimar Junior, também declamou o poema indianista “O Canto do Piaga”, de Gonçalves Dias.
Trovadores da AMT prestigiaram o evento, muitos dos quais participaram ativamente, como a vice-presidente da AMT, Dilercy Aragão Adler; a diretora de Comunicação, jornalista e trovadora Franci Monteles; a trovadora e assistente social Tereza Cunha, todas três integrantes da Comissão de Divulgação do Concurso, que teve também a participação especial da jornalista Yndara Vasquez.
A presidente da AMT e delegada da UBT de São Luís, Wanda Cunha, enfatizou a importância do Concurso para o Maranhão. “Trata-se de um evento com repercussão internacional que concedeu menção especial à trovadora Edweine Loureiro da Silva, residente na Cidade Província Saitama, no Japão. Ademais, estamos disseminando a trova no Maranhão e fortalecendo laços com Seções e Delegacias de todo o Brasil por meio da União Brasileira de Trovadores, como o fizera Carlos Cunha no século passado, reconquistando o espaço da trova maranhense no cenário nacional”, pontuou Wanda Cunha.
A escritora também agradeceu o apoio que tivera de entidades que incentivam a cultura no Maranhão como o Hotel e Pousada Ludovicense; Inspirar Comunicação; Ponto Branco; AJR Produções, Escola de Música Carol Cunha e a Galeria Trapiche.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *