Recados para ela

Bom dia, minha fofa! Desculpa pela falha de domingo passado. Acabei me cansando por causa de umas tarefas extras e algumas doses a mais e perdi o tempo para escrever estas poucas e mal traçadas com que te abasteço sobre a situação terrena semanalmente.

Mas aqui estou eu de joelhos, para continuarmos nossa jornada. Bibi, tá um parangolé danado  em São Luís, por conta dessa vacina  chinesa, a Coronavac. Quem começou todo o trelelê foi o deputado estadual Yglésio Moisés. Foi para a tribuna da Assembleia e para a Rádio e a TV Mirante, dizer que a bicha não funciona e exigir uma revacinação com outra marca, nos idosos.

Disse que  uma tia dele faleceu  de Covid após tomar a duas doses e lembrou que o ex-presidente Sarney, que também tomou as duas doses e não alcançou a imunização, conforme exames feitos posteriormente.

Aí o seu colega Wellington do Curso embarcou na mesma onda e pediu a revacinação imediata para quem já tomou as duas doses, enquanto o deputado federal Edilázio Júnior já tem até propostas na Câmara Federal, para que ocorra nova vacinação para quem tomou a dita cuja. Pense num pânico aqui para as pessoas que foram vacinadas com esse fármaco chinês!

Olha Bibi, a família da Elineusa está em festa. É que desembarcou por estas plagas oriunda de Imperatriz, para passar três dias,  a irmã dela, a Rafaela e sua tropa. O marido Markus e o trio de filhotes, formado pela Laura, o Joaquim e a Luísa. Imagine como  foi por três dias, a casa dos avós desses cidadãozinhos, dona Elineide, lá no João Paulo, ainda mais juntando o Lucas e o Miguel, filhos da Elisene. Dá pra imaginar, não dá?

Bem, cidadã, vamos agora deixar esses pagodes familiares  e focar em algumas matérias interessantes.

*

O STF decidiu, por ampla maioria, que a Copa América vai ser realizada no Brasil e começa neste domingo. Antes disso, o Bolsonaro apanhou feito cachorro quando invade festa, por haver aceitado a disputa da competição no Brasil.

*

O Sistema Globo, então. Mas o problema da Globo é compreensível. Perdeu para o SBT a disputa para transmitir os jogos. Seria até uma incoerência barrar a Copa América no Brasil, onde estão acontecendo os campeonatos regionais, o Brasileiro e a Copa do Brasil.

*

Outra aqui do STF, minha fofa. O  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu adiar o cumprimento de uma pena de oito anos e dez meses de prisão ao ganhar a liberdade após 580 dias no cárcere em Curitiba em razão do fim da prisão em segunda instância.

*

Depois, mudou a sua condição de barrado pela Lei da Ficha Limpa, que o impediu de disputar a Presidência da República em 2018, para candidatíssimo e um dos favoritos nas pesquisas para 2022, com a anulação de suas condenações pela Justiça.

*

Agora, o petista está empenhado em uma terceira ofensiva: recuperar o patrimônio pessoal bloqueado pela Justiça. A fatia em discussão é de 6,39 milhões de reais, entre imóveis, veículos, aplicações financeiras e saldos bancários.

*

O campo de batalha é o mesmo onde obteve as vitórias anteriores, o STF. Nos pouco mais de três meses desde que o ministro Edson Fachin anulou as sentenças contra ele nos processos que tramitavam ou tinham passado pelo Paraná, a defesa de Lula protocolou três pedidos para liberar seus bens.

*

Deve conseguir o intento. Minha preocupação agora é pela possibilidade do Lula pedir indenização pelo período que ficou preso, por conta da maior roubalheira cometida contra os cofres públicos em toda a história da humanidade e o povo ainda ter quer arcar com esse prejuízo.

*

A pandemia continua nos fazendo ficar tristes. A amiga Eveline Cunha, diretora no sistema Mirante de Televisão, está internada em estado bem delicado, por conta do Covid.

*

Este ano, ela perdeu um irmão, que foi meu colega de mesa e de copo, quando residíamos lá no Parque dos Nobres. Estou torcendo e fazendo orações pela recuperação da Eveline, que é uma grande profissional e um excelente caráter.

*

Olha, Bibi, teu neguinho aqui está bem cotado na relação dos profissionais da Comunicação que serão distinguidos este ano com uma comenda, pela Universidade Federal do Maranhão, por ocasião das comemorações dos 200 anos da Imprensa no Maranhão. Disse-me um integrante da comissão organizadora, que já tenho vários votos.

*

O citado cidadão revelou que um dos que votaram no teu pretinho fez um breve comentário a meu respeito, citando meus locais de trabalho, desde o Jornal de Hoje, Famem, Rádio Capital, Rádio Educadora,  Câmara Municipal, ATOS E FATOS e esta coluna. Vê como tu dá  ibope? Afirmou ainda lá para os outros colegas que esse teu filho sabe fazer jornal  em todas as suas etapas. É mole? Mas a parada ainda não está decidida. Estou voto a voto com um grupo de colegas.

*

São Luís está muito avançada no quesito da vacinação. O empenho do prefeito Eduardo Braide é muito grande. Além disso, o governador  Flávio Dino ajuda estabelecendo pontos de imunização para atender a Ilha. Uma disputa muito salutar para a população.

*

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), acaba de condenar o ex-prefeito de Grajaú,  Júnior Sousa Otsuka, a devolver R$ 1,3  milhão aos cofres públicos, por conta da roubalheira que campeou durante sua administração.

*

Mas isso é conversar pra boi roncar. Nunca vi um gestor ou ex-gestor devolver alguma coisa, mesmo acontecendo decisões como essa todas as quartas-feiras, em sessões plenária do dito órgão de investigação.

*

Tais decisões são mais para alimentar a mídia. Sai a decisão e inicia-se a fase dos recursos, que nunca terminam. É um tal dos condenados procurarem deputados, desembargadores e outras autoridades, que só tu vendo.

Bem, minha fofa, com essa o teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi bacana com esse teu pimpolho.

Beijão de quem continuará te amando para sempre.

Djalma

 N.E. Bibi é Benedita Rodrigues, mãe desse editor. Ela faleceu no dia 8 de dezembro de 1965, aos 28 anos de idade, na Santa Casa de Misericórdia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *